O avião KC-137 da Força Aérea Brasileira (FAB), carregado com cerca de 28 toneladas de medicamentos e alimentos que o governo brasileiro está mandando para o Haiti, deixou a Base Área de Brasília no final desta manhã com destino a Porto Príncipe. A informação foi dada à Agência Brasil, no Rio de Janeiro, pelo tenente-coronel Mauro de Souza Freitas, comandante do 2º Esquadrão do Grupo de Transporte da FAB.
Segundo ele, antes de seguir para a capital federal, a aeronave foi carregada nessa quarta-feira, na Base Aérea do Galeão, no Rio, com 3 toneladas de medicamentos doados pelo Ministério da Saúde. Na Base Aérea de Brasília, o restante da carga foi embarcado durante a madrugada. Antes de deixar o Brasil, o avião fez uma parada técnica para abastecimento em Boa Vista, a capital de Roraima.
A missão de estabilização do Haiti, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) é coordenada pelo governo brasileiro tendo à frente o general Augusto Heleno Ferreira, que comanda as tropas de Paz da ONU naquele país. Desde o início da operação, o Brasil já enviou àquele país 82 toneladas de remédios e alimentos por via área, e 153 toneladas por navio.