Os corpos da diplomata brasileira Lys Amayo Benedek D?Avola e de seu filho Gianluca, de 10 anos, podem chegar ao Brasil neste domingo. Há possibilidade de eles serem trazidos para o Brasil no próprio avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que está levando a Bangcoc, na Tailândia, 16 toneladas de medicamentos e alimentos para as vítimas do maremoto que atingiu 14 países da África e da Ásia no último fim de semana. O avião decolou ontem à noite da Base Aérea do Galeão, no Rio.
Segundo um dos pilotos, tenente-coronel Guedes, o avião da FAB está preparado para trazer de volta até 15 brasileiros que quiserem retornar. "Temos condições de atender esse número em virtude da configuração da aeronave estar preparada para cargas", afirmou Guedes.
Lys Amayo e seu filho foram encontrados mortos na madrugada de quarta-feira, na ilha de Phi Phi, onde passavam o fim de semana. A outra filha de Lys, Thaís, sobreviveu. Ela estava no hotel na hora do maremoto. O marido ainda não foi localizado. Lys era conselheira da embaixada do Brasil na Tailândia, onde estava desde março de 2003.