Cerca de 160 brasileiros que estão nas capitais da Síria (Damasco) e da Jordânia (Amã) seguirão em comboios do Itamaraty para Adana, na Turquia, entre hoje e amanhã. Eles se juntarão aos 52 passageiros do comboio que já saiu hoje de Beirute, capital do Líbano, para embarcar domingo no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Brasil

continua após a publicidade

Segundo a assessoria do Itamaraty, não se sabe o número exato de pessoas que embarcarão nas duas cidades, pois este só será conhecido no momento do embarque. De acordo com o órgão, no primeiro comboio organizado, estimava-se que haveria passageiros para encher quatro ônibus, porém, apareceram pessoas apenas para três deles.

Na Turquia, terão prioridade de embarque no vôo aqueles que não possuem bilhetes para o retorno ao Brasil. Aqueles que já tiverem passagens receberão auxílio do Escritório de Apoio Consular do Itamaraty em Adana para remarcação dos bilhetes junto às respectivas companhias aéreas.

Um segundo avião da FAB partirá para Adana amanhã, para buscar, preferencialmente, aqueles que não possuem passagens aéreas. O Itamaraty continua as negociações com governos de outros países para identificar alternativas, particularmente a via marítima, para acelerar a retirada dos cidadãos brasileiros que queiram deixar o Líbano.

continua após a publicidade

Desde domingo (16), 200 brasileiros já foram transportados para a Turquia e de lá 89 – 4 deles libaneses naturalizados – voltaram ao Brasil a bordo do Sucatão, ex-avião presidencial