O primeiro, dos três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), que resgatará brasileiros em Adana, na Turquia, deverá sair do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 18h de hoje (21), segundo informou a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores. Até agora, estão previstos três vôos de resgate, com capacidade para trazer 380 brasileiros.
O boeing 707 da FAB, conhecido como ?sucatão?, sairá de Adana com destino ao Brasil neste domingo (23), às 8h. A aeronave tem capacidade para transportar 150 passageiros. De acordo com o Itamaraty, o comboio de ônibus organizado pelo consulado-geral do Brasil em Beirute, no Líbano, seguirá hoje para Adana.
O segundo avião, com capacidade para 80 pessoas deixa o Brasil no sábado e retorna na segunda-feira (24). O último vôo previsto, também com capacidade para 150 pessoas, deve deixar o Brasil na segunda-feira e retornar na terça. Essa é a segunda operação realizada pelo Brasil para resgatar brasileiros no Líbano desde o início do ataque das forças de defesa de Israel contra possíveis alvos do Hizbollah.
Mais 52 brasileiros deixaram Beirute nesta madrugada com destino a Adana, na Turquia. Eles estavam no consulado do Brasil em Beirute. O grupo tem passagens aéreas próprias e não vai precisar da ajuda da Força Aérea Brasileira para retornar ao Brasil.