Avenidas à beira-mar serão interditadas na virada de ano

A circulação de carros nas avenidas à beira-mar em Guaratuba e Caiobá (Matinhos) estará proibida a partir da tarde do dia 31 de dezembro até o fim das festividades da virada do ano. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (29) pelo comandante da Operação Viva o Verão pela Polícia Militar na Costa Leste, tenente-coronel Antônio Aurélio Alves Chaves da Conceição. ?A nossa maior preocupação é proporcionar bem-estar àqueles que vêem para o litoral paranaense, um dos mais seguros do Brasil. A Polícia Militar e a Polícia Civil estão imbuídas desse propósito para dar a segurança que a comunidade merece e almeja no fim de ano?, afirmou.

O objetivo principal é controlar o trânsito dos veículos e garantir tranqüilidade a quem estiver no litoral. Como há grande fluxo de pessoas em direção às praias para assistir à queima de fogos, com a circulação de veículos, há risco de acidentes. A Polícia Militar registrou, em anos anteriores, brigas e tumultos, quando ocorre a mistura de álcool e direção e ainda o abuso de som por parte de alguns veranistas. A interdição das avenidas já foi adotada no ano passado e se repete porque houve redução considerável no volume de ocorrências nesses locais. De acordo com a Polícia Militar, está sendo feito estudo para que o trânsito seja interrompido nos fins de semana, como uma prévia para o período das festas de carnaval.

De acordo com o capitão Adilson Luiz Correa dos Santos, que comanda as ações da Polícia Militar em Guaratuba, é ali que ocorrerá a principal queima de fogos de artifício, inclusive com a presença de trio elétrico. No dia 31 de dezembro, a partir das 15 horas será interrompido o trânsito e a proibição da passagem de carros fica mantida até por volta das 4h da madrugada do dia primeiro de janeiro de 2006. ?O ano passado a queima de fogos em Guaratuba foi no morro do Cristo. Este ano, foi mudado o local para oferecer mais comodidade aos veranistas?, disse.

Em Caiobá (Matinhos), o fechamento da via começa às 18 h, mas antes deste horário, policiais militares em patrulhamento pela Avenida Atlântica já estarão informando os veranistas do horário permitido para estacionamento dos carros, uma vez que só poderão ter acesso à avenida, após o fechamento, aquelas pessoas que moram nos prédios da orla marítima. O capitão César Kamakawa pediu que as pessoas atendam as solicitações dos policiais, pois o objetivo é garantir o bem-estar de todos. ?Decorrente da concentração de pessoas com som alto e que ingerem bebida alcoólica, cria-se certo transtorno e tumultos provocados por essa concentração que excedem aos limites da boa convivência?, afirmou o capitão.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros vai estar com 11 postos de guarda-vidas ativados no litoral do Estado na virada do ano. Serão cinco postos fixos em Matinhos, três postos em Guaratuba e três em Pontal do Paraná. O Corpo de Bombeiros manterá ainda um posto em Antonina, na Ponta da Pita, e outro na Ilha do Mel, na praia de Encantadas. ?Além disso, estaremos com guarda-vidas pronto para entrar em ação, em viaturas, para atender qualquer emergência no mar em qualquer balneário?, disse o major Luiz Henrique Pombo do Nascimento, comandante do Corpo de Bombeiros na Operação Viva o Verão.

De acordo com o major Pombo, historicamente, é nesta época em que existe o maior número de ocorrências em curto espaço de tempo. ?Entre dez para meia-noite e meia-noite e meia é que são registrados acidentes, atropelamentos, afogamentos, queimaduras por fogos de artifício. É um volume muito grande de ocorrências em muito pouco tempo?, relatou ele. O major aproveitou para pedir que as pessoas que pretendem entrar no mar na virada do ano, à noite, tomem o máximo de cuidado para evitar incidentes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo