O Mercado Municipal vai abrir espaço para mostrar aos consumidores o melhor da cadeia leiteira do Paraná. Com direito a ordenha e à degustação de produtos, o consumidor poderá visitar, desta terça (4) a domingo (9), a Avenida do Leite que vai apresentar ao público todas as etapas da produção e comercialização do produto.
A avenida, no espaço externo do Mercado Municipal, é uma parceira entre a Prefeitura de Curitiba e da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).
"Não basta Curitiba se destacar como o maior mercado consumidor do estado. A capital deve ser uma grande vitrine para o agronegócio paranaense e nenhum local é mais apropriado para esse papel do que o Mercado Municipal", diz o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Dividida em sete estações, a Avenida do Leite estará dentro de uma estrutura coberta de 400 metros quadrados, montada na rua da Paz, ao lado Mercado Municipal. Quem passar por lá terá a oportunidade de conhecer desde os insumos utilizados no rebanho até presenciar a ordenha de uma vaca leiteira. As ordenhas serão feitas em horários determinados, às 9h e às 14h30.
Cada estação terá um técnico para explicar, por exemplo, tratamentos com medicamentos, características das três raças de gado leiteiro, ordenha mecânica, controle de qualidade, logística, industrialização e importância socioeconômica do leite. Além das 40 mil pessoas que passam por semana no Mercado, foi agendada a visita de 700 alunos de escolas públicas e particulares. Depois de percorrer a avenida e conhecer as etapas de produção da indústria leiteira eles vão desenhar o que viram.