A Anita Garibaldi vai integrar também o Linhão do Turismo, projeto que consolida um eixo ambiental e turístico já existente entre as regiões Norte e Oeste da cidade, em uma extensão de quase 51 quilômetros. A rota liga 32 bairros e passa por 11 parques urbanos, além da região gastronômica de Santa Felicidade.
A revitalização da avenida Anita Garibaldi é uma das obras do Programa de Transporte Urbano – conjunto de ações da Prefeitura que vai melhorar o sistema de trânsito e transporte da cidade. Para executar o projeto, o prefeito Cassio Taniguchi conseguiu um financiamento de US$ 80 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, que vai garantir novo pavimento para ruas importantes do transporte coletivo, reforma de terminais, implantação de binários, além do novo Eixo da Integração na antiga BR-116.
A avenida Anita Garibaldi será uma das vias beneficiadas pelo programa. O trecho de seis quilômetros entre as ruas Nilo Brandão (divisa entre os bairros São Lourenço e Boa Vista) e Francisca M. Pereira (bairro Cachoeira) será totalmente revitalizado, com alargamento das calçadas, troca do asfalto e nova sinalização de trânsito que vai eliminar os congestionamentos. As obras vão beneficiar diretamente quase 60 mil habitantes – número de pessoas que vivem nas quadras ao longo desse trecho da avenida.
O objetivo principal da obra é melhorar a circulação das 19 linhas de ônibus que passam pela avenida. Por isso, quem mora, estuda e trabalha na Anita Garibaldi vai sentir a diferença. Nessas linhas, são transportados diariamente 130 mil passageiros. Com as obras, os ônibus vão circular melhor, sem atrasos.
A revitalização vai trazer benefícios até para os moradores de Almirante Tamandaré. Parte da população do município, que faz divisa com Curitiba no bairro Cachoeira, estuda e trabalha em Curitiba, e usa a Anita Garibaldi como caminho de acesso à cidade.
História
De tão importante, a avenida Anita Garibaldi já tinha sido revitalizada na primeira gestão do prefeito Cassio Taniguchi, mas as obras foram realizadas no primeiro trecho da rua, da rua São Luiz (no Cabral) até a Nilo Brandão – onde vai começar a etapa final. A primeira revitalização também foi financiada pelo BID, também dentro de um projeto de melhoria no sistema de trânsito e transporte coletivo da cidade.Foi o sucesso do chamado “BID 1” que garantiu o sucesso das negociações do prefeito Cassio Taniguchi com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para o novo Programa de Transporte Urbano, agora chamado de “BID 2”. As obras começam ainda este ano, com o novo Eixo da Integração na antiga BR-116. O primeiro trecho de rodovia que será transformado em avenida vai do Pinheirinho até o viaduto da Marechal Floriano Peixoto.