Metade da área plantada de soja na safra atual, correspondendo ao ano agrícola de 2006/2007, foi semeada com a variedade Roundup Ready, mais conhecida pela temível sigla RR, que põe em pé de guerra os defensores da agricultura convencional e ambientalistas de norte a sul do País.
O total da área plantada de soja é de 20,6 milhões de hectares, ocupando a variedade transformada geneticamente o espaço equivalente a 11,2 milhões de hectares, ou 54,3% da área. Na safra anterior, a área semeada com soja transgênica chegou a 40% do total plantado.
Conforme a Associação Brasileira dos Produtores de Mudas e Sementes (Abrasem), na segunda safra em que se permite o cultivo de transgênicos, cerca de sete milhões de hectares foram plantados com sementes certificadas e os restantes três milhões com sementes reproduzidas pelos sojicultores, a maior parte de forma ilegal, quando não houve contrabando puro e simples.
No Paraná, o governo não dá folga à produção de transgênicos. Os exemplos mais evidentes são a desapropriação da fazenda experimental mantida pela multinacional Syngenta para cultivar sementes RR, na região oeste, e as dificuldades do embarque da soja segregada no Porto de Paranaguá. Uma briga que promete.