Foto: Hedeson A. Silva

 Perde de popularidade do governo Lula atinge o clímax

continua após a publicidade

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu, na pesquisa CNI/Ibope de setembro divulgada, nesta quarta-feira, pela Confederação Nacional da Indústria, seu pior nível de avaliação, com perda de popularidade.

Pela primeira vez, segundo a pesquisa, o número de entrevistados que avaliaram o governo como ruim e péssimo superou o daqueles que o consideraram ótimo ou bom.

A avaliação negativa subiu de 22% em junho, data do último levantamento, para 32% em setembro, enquanto a de ótimo ou bom caiu de 35% para 29%, no mesmo período de comparação. A avaliação do governo como regular caiu de 41% em junho para 36% em setembro.

A pesquisa apontou, pela primeira vez desde o início da série, um saldo de aprovação da maneira de governar inferior ao saldo de desaprovação do governo. Caiu de 55%, em junho, para 45% em setembro, o número de entrevistados que aprovam o governo Lula, enquanto subiu, de 38% para 49%, o número dos que desaprovam a maneira como o presidente Lula está governando o Brasil.

continua após a publicidade

A confiança no presidente Lula, que se mantinha em patamares elevados até a rodada da pesquisa em junho, também sofreu uma queda expressiva em setembro, chegando a seu pior nível desde o início do governo e, atingindo, pela primeira vez, um número menor que o dos que disseram confiar no presidente.

O porcentual dos que confiam no presidente caiu de 56% em junho para 44% em setembro, enquanto o dos que não confiam passou de 38% em junho para 51% em setembro.

continua após a publicidade