Pela primeira vez na série de levantamentos trimestrais realizados pelo instituto Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria, o número de pessoas que consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ruim ou péssimo (32%) superou aqueles que avaliam o governo como ótimo ou bom (29%).

continua após a publicidade

Em junho de 2003, quando se deu a primeira rodada da pesquisa que avaliou o governo Lula, 11% consideravam o governo ruim ou péssimo, enquanto 43% diziam que era bom ou ótimo. Em junho deste ano, a avaliação era de 35% considerando-o ótimo ou bom e 22%, como ruim ou péssimo.

São 36% dos entrevistados os que consideram o governo regular, contra 41% na rodada anterior da pesquisa, em junho.

Os dados constam da 11ª rodada da Pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. De acordo com o levantamento, "a queda na avaliação ocorreu em todos os segmentos investigados". Para o diretor da CNI Marco Antonio Guarita a queda é reflexo da percepção que a população tem da crise política. De acordo com a CNI, para 61% dos entrevistados, as noticias de jornais, rádio e TV são desfavoráveis para o governo, enquanto 11% dizem que o noticiário é positivo. "Isso mostra a inaptidão do governo de produzir notícias positivas", afirmou.

continua após a publicidade

Foram entrevistadas ao todo 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 143 municípios, entre 8 e 12 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.