Autoridades locais informaram que a explosão de um carro-bomba provocou a morte de pelo menos 55 pessoas e feriu dezenas na cidade de Kerbala. O veículo estava parado perto de um dos mais sagrados templos xiitas do Iraque, a Mesquita do Imã Hussein, em uma movimentada área comercial no momento em que fiéis dirigiam-se para as orações, prosseguiram as fontes.
Pelo menos 55 pessoas morreram e 70 ficaram feridas, disse Salim Kazim, secretário de Saúde de Kerbala, cidade situada 80 quilômetros ao sul de Bagdá.
No último dia 14, a explosão de um carro-bomba na mesma região deixou 47 mortos e 224 feridos.
Mais cedo, um militante suicida a bordo de um caminhão-bomba atacou a casa do comandante de polícia de uma cidade na conturbada província de Anbar, no oeste do Iraque, provocando a morte de 15 pessoas, sendo nove soldados iraquianos e seis civis informou o comando militar dos Estados Unidos em Bagdá.
Depois da explosão em Kerbala, moradores e visitantes revoltados reuniram-se perto do local, muitos deles para procurar por familiares e entes queridos.
Alguns começaram a atirar pedras contra policiais, acusando-os de não proteger a população. Agentes de segurança efetuaram disparos para o alto para dispersar a multidão.
A explosão incendiou diversos carros e danificou edifícios próximos. A televisão iraquiana exibiu imagens de uma imensa coluna de fumaça saindo das ruas enquanto ambulâncias apressavam-se para chegar ao local e socorrer as vítimas.