Brasília ? A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Elenice Carille, disse hoje (7) acreditar que o povo brasileiro vai às ruas pedir o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caso a OAB se posicione sobre o assunto. "Na hora que uma entidade forte como a OAB for às ruas, o povo vai. Eu tenho certeza disso", declarou. Ela afirmou que o povo também se mobilizará quando as entidades civis se organizarem em torno da questão.

continua após a publicidade

Elenice apresentou na reunião plenária de hoje do Conselho Federal uma proposta de pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A OAB decidiu, então, criar uma comissão para avaliar a proposta e trazer argumentos "concretos" para os conselheiros se posicionarem sobre o pedido. Para a conselheira, a situação atual no país é de "desgoverno" e "descumprimento da carta constitucional".

Na proposta, Elenice argumenta que "não há defesa ética e juridicamente válida para a conduta dos dirigentes do Partido dos Trabalhadores, e nem justificativa para a alegada ignorância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito das mazelas dos Delúbios, Silvinhos, Genoinos, ou o ?poderoso? José Dirceu e outros".

Para o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, já existem indícios que embasem o pedido de impeachment de Lula, mas falta "clamor popular". "Se o presidente da República não tivesse essa popularidade, aconteceria o mesmo efeito Collor", afirmou. Busato disse que a OAB promoverá audiências públicas para discutir o assunto com entidades da sociedade civil.

continua após a publicidade

A proposta de impeachment deve ser apreciada novamente na próxima reunião plenária do Conselho, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro. "Foi deflagrado o processo de discussão da matéria com a nomeação da comissão para estudar a proposta", comemorou Elenice.