A Williams confirmou através de seu site, www.bmw.williamsf1.com , que o brasileiro Ricardo Sperafico será seu piloto de testes na temporada deste ano. Ele trabalhará no desenvolvimento dos carros da escuderia para a temporada de Fórmula 1 deste ano juntamente com o espanhol Marc Gené. Sperafico irá substituir Antônio Pizzonia, que exerceu essa função no ano passado.
Nos últimos dois anos, quando disputou a Fórmula 3.000 Internacional pela equipe Petrobras Juniors, equipe ligada à Williams, Ricardo fez testes para a equipe de Frank Williams, principalmente de aerodinâmica.
Segundo Ricardo Sperafico, ser piloto de testes da Williams será a oportunidade de dar continuidade a sua carreira. “Estar em contato com a Fórmula 1 é uma grande oportunidade. Vai me ajudar bastante. Será uma experiência fundamental para o futuro”, afirma Ricardo Sperafico.
Ricardo Zonta
Já o paranaense Ricardo Zonta está de volta à Fórmula 1. O campeão de 2002 da Telefônica World Series foi anunciado na última quarta-feira (8/1) como piloto reserva da escuderia Toyota na temporada 2003. Ex-piloto das equipes BAR e Jordan, Zonta esteve presente ao lançamento do novo carro da equipe japonesa, o TF103, no circuito de Paul Ricard, na França.
“Fiz o teste pela equipe Newman-Haas na Fórmula Cart, mas voltar à F-1 era um sonho. Logo após esse teste, em dezembro, a Toyota entrou em contato comigo para ser o terceiro piloto da equipe e tudo aconteceu muito rápido, não tive tempo nem para pensar”, declarou o paranaense.
Zonta vai trabalhar ao lado dos pilotos titulares da equipe, o mineiro Cristiano da Matta e o francês Olivier Panis. O objetivo é ajudar a escuderia a conseguir melhores resultados em seu segundo ano na Fórmula 1. “Vamos trabalhar para evoluir o carro ao máximo”, destacou Zonta.
O piloto afirmou que é grande a expectativa com relação ao desempenho do TF103. “Pelos testes que foram feitos até agora, ficou evidente que a aerodinâmica e o motor do novo carro são bem superiores ao do ano passado. Hoje, o Panis testa o novo carro e são grandes as expectativas por um bom desempenho”, finalizou o brasileiro.