A Renault apresenta no Salão de Genebra 2005 o seu mais recente carro-conceito, batizado de Zoé (lê-se Zoê), um veículo urbano pequeno, com atributos que oferecem ao motorista um grande prazer de dirigir. O Zoé apresenta uma proposta de veículo compacto com desenho externo de linhas limpas e formas arredondadas. Ao mesmo tempo, seu interior é luxuoso e funcional, adotando uma assimetria inovadora para obter o máximo de espaço interno para os três ocupantes e bagagens.
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Outra novidade que a Renault apresenta com o Zoé é o ?pass?, um sistema que ajusta automaticamente o interior para as características individuais de cada motorista. Em um ?click?, o Zoé modifica os ajustes dos espelhos retrovisores e as regulagens do banco do motorista, além de selecionar e memorizar as rádios preferidas.
O ?design? externo do Zoé possui um charme incomparável, pois combina de maneira harmoniosa linhas simples com formas arredondadas. Na dianteira, ele possui um pára-brisa de desenho curvo, inspirado no desenho aeronáutico, que proporciona aos seus ocupantes uma visão panorâmica do exterior. Dois amplos vidros, separados por uma coluna central, percorrem toda a parte superior do modelo, formando o teto. Na parte traseira, este carro-conceito conta com um vidro – cujo formato lembra um ?V? e ostenta em seu final o ?losango? Renault -, que serve de acesso ao interior do porta-malas.
Desenvolvido em associação com a empresa Valeo, os faróis dianteiros são de alta performance, graças ao feixe luminoso emitido por vários ?leds?. As lanternas traseiras são circulares e em sua parte central também estão instalados ?leds?, o que contribui para a sensação futurista do desenho.
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A Renault equipou o Zoé com o novo motor 1.2 litro turbo, movido a gasolina, capaz de desenvolver 100 hp de potência e torque máximo de 145 Nm, sendo que 90% desse valor já se encontra disponível a partir de 1.600 rpm. Este propulsor incorpora as últimas tecnologias em termos de preservação do meio ambiente, combinando baixo consumo de combustível com baixos níveis de emissões de gás carbônico (CO2). Em conjunto com o motor 1.2 turbo, trabalha um câmbio robotizado de cinco velocidades, com comando de troca de marchas seqüencial por meio de duas grandes borboletas instaladas atrás do volante.
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