Zafira Flexpower 2005 2.0 tem novidades

Confirmando as tendências do mercado automotivo brasileiro, a GM do Brasil lançou o Chevrolet Zafira, modelo 2005, que é o primeiro monovolume equipado com motor 2.0 litros 8 válvulas Flexpower, que funciona com gasolina ou álcool, e ainda com a mistura desses dois combustíveis em quaisquer proporções.

É a primeira vez que um motor dessa cilindrada é oferecido com o sistema multicombustível. A Zafira é, também, o primeiro veículo multicombustível do mundo equipado opcionalmente com transmissão automática. Outra grande novidade é a criação de novas versões com configurações específicas: Comfort, Elegance e Elite, com acabamentos e estilos diferenciados.

Avaliamos a Zafira Elite, versão topo de linha, destinada a clientes que exigem exclusividade e o máximo em conforto, sofisticação e segurança, como “airbags” laterais, freios com sistema ABS com EBD (Eletronic Brake Distribution – sistema eletrônico de distribuição de frenagem), rádio CD-player com controles no volante e revestimento de couro nos bancos e painéis de portas.

Personalização

Os painéis de instrumentos também são novos. Moldura preta, fundo cinza, grafismo branco e ponteiros laranja para as configurações mais simples da versão Comfort e moldura preta com fundo branco, grafismo e ponteiros pretos com anéis cromados, trazendo mais requinte e sofisticação para a configuração mais completa da versão Elite.

A Zafira 2005 conta com o travamento automático das portas ao atingir 15 km/h. As portas contam com barras de proteção para minimizar as conseqüências dos impactos laterais e reforços internos para aumentar a segurança e dificultar tentativas de arrombamento.

A Chevrolet coloca à disposição do consumidor uma lista com mais de 15 itens de personalização para o Zafira 2005, como CD-Player Chevrolet Kenwood MPV692 (MP3), rack, redes do assoalho e do compartimento de carga, caixa de transporte, aerofólio traseiro, entre outros. O Chevrolet Zafira é o único monovolume nacional com sistema Flex7, que oferece sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com capacidade de carga de até 1.700 litros, sem a necessidade de remoção de assentos. (BN)

Zafira 2.0 8V: motor de potência variável

Por fora, nota-se na dianteira que o destaque fica para o novo desenho dinâmico do pára-choque, mais moderno, aerodinâmico. Foram reestilizados também os faróis de neblina e a grade, que passa a ostentar a barra central cromada, em sintonia com a identidade adotada pela Chevrolet mundialmente.

No perfil, as linhas são limpas, com a frente em cunha. O longo entre-eixos de 2.703 milímetros oferece excelente estabilidade e um interior espaçoso. Os “racks” instalados no teto compõem com as linhas fluidas do modelo. A proteção negra em volta do modelo faz com que a altura de 1.687 milímetros pareça mais baixa e longa, acentuando sua elegância e dando um toque de esportividade.

A linha 2005 da Chevrolet Zafira conta agora com uma nova motorização, 2.0 litros 8 válvulas Flexpower, equipada com o sistema eletrônico Flex Fuel, desenvolvido pela Bosch em parceria com a Powertrain para a General Motors.

No motor bicombustível, com 2.0 litros, a potência máxima varia de 127,6 cavalos com o uso exclusivo do álcool a 121 cv com gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 19,6 kgfm com álcool e de 18,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão passou de 9,8:1 para 11,3:1. O modelo recebeu também o sistema de acelerador eletrônico (drive by wire). Esta tecnologia traz mais conforto ao dirigir e retomadas mais precisas.

Todos os números de desempenho superam a versão anterior, mesmo utilizando somente gasolina. Utilizando álcool a velocidade máxima é de 188 km/h (segundo a GMB), com a aceleração de 0 a 100 km/h em 11s4. Mas quando utiliza gasolina à velocidade máxima ficou em 183 km/h, no Campo de Provas da GMB em Indaiatuba (SP), com a aceleração de 0 a 100 km/h em 12segundos.

Quanto ao consumo, segundo a GMB, apenas gasolina o Zafira Flexpower percorre 9,6 km/l na cidade (conseguimos 8,8 km/l), e 13,8 km/l na estrada (conseguimos 12,5 km/l), com uma média de 11,5 km/l. A autonomia chega a 678 km. Quando se abastece com álcool a Zafira percorre 6,7 km/l na cidade, 9,7 km/l na estrada, fazendo uma média de 8,1 km/l. A autonomia é de 476 km. Zafira Flexpower Elite: uma van com muito espaço, conforto e moderna motorização bicombustível. (BN)

FICHA TÉCNICA

MOTOR

Modelo:

C20SEL Família II

Disposição:

Transversal

Número de cilindros:

4 em linha

Cilindrada (cm3):

1.998

Diâmetro e Curso (mm):

86,0 x 86,0

Válvulas:

DOHC, 2 válvulas por cilindro

Injeção eletrônica:

Bosch, S.F.I. (Multi Injection)

Taxa de compressão:

11,3:1

Potência máxima

121 cv a 5.200 rpm (gasolina),

127,6 a 5.200 rpm (álcool)

Torque máximo

: 18,3 mkgf (gasolina) e 19,6 (álcool)

Rotação máxima (rpm):

6.560

Alternador:

120 A

Consumo:

NBR 7024 (km/l)

Cidade

: 8,8 km/l (gasolina) e 6,7 km/l (álcool)

Estrada:

13,8 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (álcool)

Média:

8,1 km/l

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira: Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao subchassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora

Traseira: Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira

FREIOS

Tipo: Discos ventilados dianteiros, discos traseiros (Na versão Elite: sistema de freios antiblocante (ABS) de 5.ª geração)

RODAS/PNEUS

Roda tamanho e tipo: 16 x 6 – liga leve

Pneus: 205/55R16

CAPACIDADES

Tanque de combustível (litros): 58

Sistema de refrigeração (litros): 7,0

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo