Yamaha XTZ 250X tem conceito “X”

yamaha170408.jpgEstá chegando às concessionárias da marca, a moto XTZ 250X da Yamaha, seu segundo modelo do segmento Super Moto, no seu conceito chamado X. A nova XTZ 250X foi baseada em sua irmã do tipo fora-de-estrada, a XTZ 250 Lander, assim como a pioneira XTZ 125X foi inspirada na XTZ 125. As motos do tipo Super Moto são exatamente modelos do tipo ?off-road?, adaptados para o asfalto e uso urbano.

Essa combinação proporciona motocicletas bastante divertidas na pilotagem, pois reúnem a ergonomia mais relaxada, das motos tipo fora-de-estrada, com suspensões de longo curso, pneus e rodas esportivas, freios poderosos e grande ângulo de esterçamento do guidão, além de visual agressivo, diferente e esportivo. Esse segmento, surgiu a partir das competições entre pilotos do asfalto e da terra.

A nova Yamaha XTZ 250X tem como características visuais: novo pára-lamas dianteiro, mais curto e estreito e em forma de lança; nova tampa do tanque de combustível; indicadores de direção com lente cristal; banco com cores e textura próprias; inédito pára-lamas traseiro, com suporte de placa dependurado, como nas superesportivas YZF R-6; lanterna do tipo LED, composta por 15 diodos; e bloco do motor, escape (inclusive a proteção), aros e balança da suspensão traseira pintados de preto.

O quadro, pedais e suportes são pintados de preto. As bengalas da suspensão dianteira também foram pintadas de preto, e ganharam protetores plásticos na mesma cor. Na parte técnica, as marchas ficaram mais longas, com adoção de uma relação secundária apropriada para uso no asfalto, com coroa de 44 dentes. Os aros das rodas agora são de alumínio, mais largos (para receber pneus esportivos) e menores, com 17 polegadas de diâmetro (para conferir maior agilidade nas mudanças de direção), no padrão supermoto.

Seu freio dianteiro passou de 240 mm de diâmetro (originalmente instalado na Lander) para 245 mm, aumentando a capacidade de frenagem da nova XTZ 250X, que também tem maior velocidade final. O freio traseiro continua com disco de 203 mm de diâmetro. A suspensão dianteira é do tipo telescópica e tem 240 mm de curso, o mesmo da Lander, mas ganhou nova calibragem, para rodar no asfalto. A suspensão traseira é do tipo mono, tem 220mm de curso e não foi alterada em relação à Lander.

O painel é digital, como na Lander. A altura do banco foi reduzida em 5mm, passando para 870mm, assim como a altura mínima do solo, de 245 mm para 225 mm, facilitando a vida dos mais baixos. O peso a seco aumentou de 130 kg para 132 kg. Seu motor monocilíndrico desenvolve 21 cv a 7.500rpm e torque de 2,10 kgfm a 6.500 rpm, tem alimentação por injeção eletrônica. Preço sugerido (posto em Manaus) é de R$ 12.060,00.

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