Chegou às concessionárias Yamaha a XT 660R versão 2008. Como novidade o modelo, disponível na cor azul ou preta, adotou um novo grafismo, mais moderno e arrojado, além de partes como barra externa dos amortecedores dianteiros, balança da suspensão traseira, protetor dos escapamentos e aros em alumínio com a pintura na cor preta.A XT 660R na cor preta tem agora a bolha do anteparo dianteiro na cor cinza e assento bicolor em cinza e preto, enquanto na versão azul a bolha é azul e o assento nas cores preta e azul.

continua após a publicidade

O display no painel é de cristal líquido, multifuncional. Com uma rápida olhada é possível identificar as informações necessárias para a navegação, como velocidade, hodômetro total ou parcial. Também estão disponíveis dados sobre temperatura e estado do motor, piscas, combustível na reserva, luz alta, ponto morto e luz-espia para indicar a ativação do sistema de imobilização. Este último é um dos atrativos: ao tirar a chave da ignição, o sistema entra em ação, bloqueia a partida e só é desativado quando a chave é novamente introduzida.

Seu propulsor monocilíndrico com arrefecimento líquido, é equipado com sistema de injeção eletrônica, leve e compacto, é capaz de gerar 5,95 kgf.m de torque a 5.250 rpm e atingir a potência máxima de 48 cv a 6.000 rpm. O cabeçote da XT 660R é equipado com quatro válvulas o cilindro tem revestimento cerâmico e o pistão é forjado. Os gases resultantes da queima da mistura são liberados pelo escape, não sem antes serem submetidos aos dois catalisadores para não poluir o meio ambiente.

O prazer ao pilotar uma XT 660R tem origem não apenas em seu motor, mas no conjunto, que também proporciona conforto e segurança em qualquer terreno. O chassi tubular em aço, tipo Diamond duplo, acomoda o reservatório de óleo, o que colabora para o baixo peso e o sistema de carter seco bastante conveniente em trilhas. Os 165 quilos de peso a seco da XT660R são perfeitamente distribuídos, proporcionando equilíbrio. Em terrenos fora de estrada, as variações de nível, inclinações e depressões são compensadas pela ação eficaz da suspensão dianteira Paioli com 225 mm de curso, a traseira é do tipo Monocross, com um curso de 200 mm, sendo ajustável em cinco posições. Na roda dianteira, em alumínio de 21 polegadas, foi adotado um disco de freio flutuante com 298 mm de diâmetro. Na roda traseira, de 17 polegadas, a pinça simples com o pistão Brembo completam o conjunto com um disco de 245 mm de diâmetro.

continua após a publicidade

Criada para seduzir os pilotos que precisam de sua máquina sempre disposta para as tarefas urbanas, viagens e trilhas longe do asfalto, o modelo está disponível nas cores: azul ou preta. A XT 660R foi a campeã do Rally Internacional dos Sertões 2006 e 2007 na categoria Brasil Open.