De acordo com “experts” para uma motocicleta “custom”, tamanho é documento.

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E a da Yamaha é maior. E tão logo chegou ao mercado, a XVS 950 Midnight Star inverteu a posição com a rival Honda VT 750 Shadow.

Desde que passou a ser comercializada, no fim de maio, a nova “custom” da Yamaha vendeu três vezes e mais que a concorrente direta no mês inteiro – foram 291 unidades contra 86 da Shadow. Com a entrada da Fase 3 do Promot -programa de controle de emissões em motocicletas- a Midnight tem, inclusive, catalisador no escapamento “dois em um”. O novo modelo tem realmente algumas bossas interessantes.

O motor em “V” a 60º com dois cilindros e oito válvulas é refrigerado a ar. Embora menos eficiente na geração de potência em relação a um propulsor arrefecido a água, ganha em praticidade e resistência – ainda mais pelo tratamento cerâmico dos cilindros.

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Também chama a atenção, até pela estética, o sistema de transmissão final por correia dentada, com reforço em Kevlar e fibra de carbono. Além da durabilidade do sistema, é silencioso e tem um índice de perda na transferência de torque desprezível. Na suspensão, a Yamaha manteve a mesma lógica da antecessora, com garfo telescópico na frente e braço oscilante monoamortecido na traseira.

Em modelos “custom”, mais até que em outros gêneros de motocicleta, a estética é imperativa para um bom desempenho de vendas. No caso da Midnight Star, a Yamaha afirma que a inspiração veio dos modelos esportivos americanos das décadas de 1930 e 1940. Isso se traduziu em linhas bem alongadas e sem arestas e cromados em profusão. Ela é baixa, mas a grande largura passa a idéia de porte avantajado.

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Seu tanque em gota tem uma grande cobertura triangular, cromada, que recebe o quadro de instrumentos – um círculo grande com velocímetro, luzes-espia e um visor de cristal líquido com hodômetro parcial, total e relógio.

O chassi de berço duplo, em preto, emoldura discretamente o vistoso motor, com caixas de filtro de ar também triangulares nas laterais. As rodas de liga leve emprestam um ar bem moderno ao modelo – o aro é em alumínio, com raios e miolo pintados em preto. Uma mistura bem dosada entre o desenho clássico e a engenharia moderna.

A nova motocicleta da Yamaha tem 2,43 m de comprimento, motor de 942 cc e 53,6 cv de potência a 6 mil rpm, 7,8 kgfm de torque e sistema de alimentação por injeção eletrônica.

A Midnight Star tem preço sugerido de R$ 34.600 na cor preta, e na vermelha custa R$ 300,00 mais. A Midnight Star, estradeira de quase 1000 cc que foi uma das grandes atrações da marca nipônica no Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, que aconteceu no final de 2008.