Versatilidade é a palavra que melhor define a moto FZ6N, a “naked” (acabamento despojado) da Yamaha.
Fácil de pilotar, o modelo conta com motor bastante elástico e chassi dupla trave superior injetado em alumínio, além do design arrojado – marcado pela dupla ponteira de escape sob a rabeta e pelo farol facetado que lembra o desenho de um diamante.
No projeto da FZ6N os engenheiros da Yamaha uniram estética à funcionalidade. Prova disso está no desenho do painel que tem a finalidade de reduzir a turbulência e ruído do vento, além do assento da garupa com alças laterais e pedaleiras mais elevadas em alumínio e compartimento sob o banco para acomodar as ferramentas e trava de roda. Não podemos esquecer de citar o quadro de alumínio, que “abraça” o tanque e o motor.
Belo e resistente, o chassi da moto é moldado por um processo que dispensa soldas e elimina 30% do ar encontrado na liga de alumínio. Assim, o quadro da FZ6N é mais rígido e leve, se comparado ao processo tradicional de produção.
Para completar esta “autêntica” naked, o painel de instrumentos é completo e semelhante ao da Yamaha FZ1. Conta com tela de cristal líquido, que traz informações como, por exemplo, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, nível de combustível, relógio e temperatura.
No mostrador analógico o piloto pode conferir as rotações do motor, além das luzes indicadoras de combustível na reserva, neutro, picas, farol alto e ativação do sistema de imobilização.
Exposto como manda a receita “naked” e com 4 cilindros em linha, o motor de comando duplo no cabeçote (DOHC) da FZ6N tem 600 cm³ de capacidade.
Alimentado por injeção eletrônica, o propulsor tem refrigeração líquida e desenvolve 98 cv de potência máxima a 12.000 rpm e torque de 6,44 kgf.m a 10.000 rpm e oferece torque desde as baixas rotações.
O câmbio é outro ponto positivo da FZ6N. Preciso e de acionamento suave, está bem escalonado para o uso urbano. A cidade é o ambiente dessa “naked”. Seu guidão elevado sobre a mesa proporciona bastante esterço e agilidade para driblar os congestionamentos.
Mas, se a idéia é usar o modelo para viajar, o motociclista – solo ou com garupa – contará com o conforto do banco em dois níveis e também com posição de pilotagem bem natural, que não cansa o piloto em longas viagens. Seguindo a consagrada receita “naked”, essa 600 cm³ se dá bem no uso diário ou em viagens.