A primeira motocicleta com embreagem e câmbio controlados eletronicamente, mesmo sistema utilizado nos carros de Formula-1, a FJR 1300 AS, é da Yamaha.

continua após a publicidade

A nova FJR 1300, motocicleta da categoria esporte-turismo, tem como grande novidade, um sistema de câmbio eletrônico, similar ao utilizado nos carros de Fórmula-1.

Trata-se do Yamaha “Chip Controlled Shift” (YCC-S, Sistema de Câmbio Controlado por um Chip, em português) não é um câmbio automático, pois além de precisar da interferência do piloto para mudar de marcha, não conta com um conversor de torque, marca registrada dos câmbios automáticos.

O manete da embreagem foi aposentado. Para trocar de marchas, o motociclista tem duas opções: da maneira tradicional, pela alavanca de câmbio no pé esquerdo; ou por dois botões localizados no punho esquerdo do guidão: um para subir a marcha, outro para diminuir.

continua após a publicidade

Assim que um dos botões é pressionado, ou o pedal de câmbio acionado, uma central eletrônica recebe a informação e aciona eletronicamente a embreagem e o câmbio, efetuando assim a mudança de marcha.

Esse processo todo “demora” entre 0,1 e 0,2 segundos – só para se ter uma idéia, piscar o olho leva cerca de 0,4 segundo.

continua após a publicidade

A central eletrônica é conectada a vários sensores que monitoram a rotação do motor, a velocidade e diversos dados que ajudam o mecanismo a realizar uma troca de marchas suave e precisa.

De acordo com a Yamaha, esse é o mesmo sistema utilizado pelos pilotos de Fórmula-1 que trocam de marchas apenas com um toque de botão.

A Yamaha redesenhou o sistema para que ele ficasse mais leve e pudesse ser utilizado em um veículo de duas rodas – todo o conjunto pesa apenas quatro quilos.  Uma das principais vantagens desse sistema, de acordo com a Yamaha, é reduzir o esforço do piloto em uma motocicleta destinada a longas viagens.

FICHA TÉCNICA (resumida) –

Yamaha FJR 1300 AE MOTOR
Tipo: quatro cilindros em linha
com refrigeração líquida e 16 válvulas
Capacidade: 1298 cm³
Câmbio: 5 marchas com YCC-S

MEDIDAS

Peso a seco: 263 kg
Capacidade do tanque: 25,0 litros
Entre-eixos: 1539 mm
Altura do assento: 805 mm