A primeira motocicleta com embreagem e câmbio controlados eletronicamente, mesmo sistema utilizado nos carros de Formula-1, a FJR 1300 AS, é da Yamaha.
A nova FJR 1300, motocicleta da categoria esporte-turismo, tem como grande novidade, um sistema de câmbio eletrônico, similar ao utilizado nos carros de Fórmula-1.
Trata-se do Yamaha “Chip Controlled Shift” (YCC-S, Sistema de Câmbio Controlado por um Chip, em português) não é um câmbio automático, pois além de precisar da interferência do piloto para mudar de marcha, não conta com um conversor de torque, marca registrada dos câmbios automáticos.
O manete da embreagem foi aposentado. Para trocar de marchas, o motociclista tem duas opções: da maneira tradicional, pela alavanca de câmbio no pé esquerdo; ou por dois botões localizados no punho esquerdo do guidão: um para subir a marcha, outro para diminuir.
Assim que um dos botões é pressionado, ou o pedal de câmbio acionado, uma central eletrônica recebe a informação e aciona eletronicamente a embreagem e o câmbio, efetuando assim a mudança de marcha.
A central eletrônica é conectada a vários sensores que monitoram a rotação do motor, a velocidade e diversos dados que ajudam o mecanismo a realizar uma troca de marchas suave e precisa.
De acordo com a Yamaha, esse é o mesmo sistema utilizado pelos pilotos de Fórmula-1 que trocam de marchas apenas com um toque de botão.
A Yamaha redesenhou o sistema para que ele ficasse mais leve e pudesse ser utilizado em um veículo de duas rodas – todo o conjunto pesa apenas quatro quilos. Uma das principais vantagens desse sistema, de acordo com a Yamaha, é reduzir o esforço do piloto em uma motocicleta destinada a longas viagens.
FICHA TÉCNICA (resumida) –
Yamaha FJR 1300 AE MOTOR
Tipo: quatro cilindros em linha
com refrigeração líquida e 16 válvulas
Capacidade: 1298 cm³
Câmbio: 5 marchas com YCC-S
MEDIDAS
Peso a seco: 263 kg
Capacidade do tanque: 25,0 litros
Entre-eixos: 1539 mm
Altura do assento: 805 mm