Rodas exclusivas, freios de Ferrari e muito investimento no som deixaram o Citroën Xsara um “top tuning” em sua categoria na Europa.
O amarelo não poderia ser mais “cheguei”, quase dourado, feito com pigmentos especiais. Para fazer jus ao ouro da tinta, o Citroën Xsara da preparadora Top Performance foi o primeiro carro espanhol a receber prêmios em festivais de “tuning” da Inglaterra e França.
Obra-prima
Estamos diante de uma obra-prima, dentro do mais puro estilo “racing”, com uma incrível dose de “high tech”, e materiais e elementos raramente vistos num “tuning” até o momento.
A parte que mais chama a atenção é a traseira, que foi anabolizada e ficou mais musculosa. Os pára-lamas foram alargados por meio de um “kit” importado da França, que inclui as saias laterais. No entanto, os pára-choques dianteiro e traseiro foram feitos artesanalmente pelo dono da Top Performance, Marcelo González. Em vez da tradicional fibra de vidro sobre espuma de poliuretano, foi usada fibra de carbono, mais leve e resistente.
A tampa traseira foi totalmente redesenhada, com a eliminação dos logotipos e maçanetas, destacando o belíssimo aerofólio invertido. As lanternas são do Honda S-2000 (que aparece no filme “Mais Velozes e Mais Furiosos”). Nos faróis dianteiros realizou-se uma verdadeira lição de estilo, já que numa carroceria alargada os faróis costumam ficar sempre meio desajeitados.
O único trabalho no capô foi a eliminação do logotipo. Os espelhos retrovisores são da marca APC, importados dos EUA e com piscas integrados. Teve de ser adaptado, porque era inicialmente feito para o Ford Focus. O som é “show”. Para suportar a “pauleira”, foram colocadas duas baterias Fulmen de gel só para o som. A fonte é um Pioneer, com disqueteira para seis CDs colocada sob o banco do motorista. Os bancos são esportivos da Cobra Opus, revestidos de couro e pele de chinchila. O volante foi feito sob encomenda pela Braid, com o mesmo desenho das rodas, e também revestido de chinchila.
Mas um “tuning” deste naipe não poderia ter um motor caretão. O original, PSA 2.0 de 16 válvulas e 162 cv foi todo trabalhado para gerar 210 cv. A inspiração veio dos carros do Grupo A do Campeonato Europeu de Turismo. Para captar ar para a alimentação foi feita uma imensa caixa de fibra de carbono, localizada bem na frente da grade dianteira.
Para frear estes 210 cavalos, foi instalado o sistema de freios da Brembo, com discos de 355 mm e pinças com quatro pistões, que equipa originalmente as Ferrari Modena da Copa Challenge.
Detalhe, como o bocal de gasolina no batente da porta, fazem deste Citroën Xsara um “top” entre os “tuning”, tanto que as empresas fornecedoras usam o modelo em exposições.