Xsara Picasso passa por reestilização

picasso01081107.jpgDepois de seis anos sendo produzido no mercado brasileiro, o Xsara Picasso passou pela primeira reestilização. E o empresário Sérgio Habib, presidente da Citroën do Brasil, explicou: ?A Citroën foi uma das marcas que mais cresceram nesse primeiro semestre. Só não cresceu mais por causa da queda nas vendas do Picasso?, disse Habib. Então o departamento de design da empresa francesa entrou em ação e tratou de renovar o visual do Picasso, que está sendo comercializado nas revendas da marca.

O Picasso 2008 recebeu o DNA de seus irmãos C5 e C4 Pallas, como a grade da frente com o ?chevron? mais destacado. Além disso, o pára-choque ficou maior e mais alongado e recebeu uma faixa cromada de ponta a ponta. Para completar, o conjunto ótico ganhou uma nova expressão.

picasso02081107.jpgA traseira, como a própria Citroën descreve, ?foi sutilmente revista?. Na verdade, as mudanças são quase imperceptíveis. O pára-choque ficou mais alto e conseqüentemente a altura do porta-malas aumentou. Os monogramas também estão localizados em novos lugares. As lanternas continuam com design, ainda modernas.

Por conta de seu tamanho -4,27 metros de comprimento, 1,63 m de altura e 1,75 m de largura – e do entre-eixos de 2,76 metros, o Xsara Picasso oferece excelente espaço para seus ocupantes. Ele dispõe de três assentos individuais na parte de trás, oferecendo mais conforto para os passageiros. Aliás, o espaço interno pode ser organizado de acordo com o número de pessoas e de bagagem a carregar. A parte interna ganhou novo acabamento, que deu aos painéis de porta um aspecto mais sóbrio, em tons grafite.

picasso03081107.jpgA versão Exclusive 2.016V avaliada pelo Jornal do Automóvel, era equipada com direção com assistência hidráulica, ar-condicionado dianteiro, quatro ?air bags?, painel digital, computador de bordo, vidros elétricos,e com inúmeros porta-objetos, entre eles um porta-luvas de 15 litros, um porta-objetos no console central, além de um porta-garrafa de 1,5 litro e um porta-copo em cada porta. Conta ainda com alavanca do câmbio no painel central, travamento automático das portas acima de 10 km/h, e opção de câmbio manual ou automático seqüencial.

Com praticamente a mesma motorização, (motor EW-10J4 de 2.0 16V com 138 cv de potência a 6.000 rpm e 20 mkgf de torque a 4.100 rpm), o desempenho do Picasso continua o mesmo da versão anterior. O Xsara Picasso é um carro prazeroso de dirigir, pela altura e pelo conforto do motorista. Mostrou-se ágil no trânsito e oferece boas retomadas.

Tem boa estabilidade em curva e todos os comandos são de fácil acesso e visibilidade. O carro continua agradável de dirigir. A versão Exclusive é oferecida nas novas cores Gris Cendre (pérola), Gris Fer (cinza), Perla Nera (preto) e Icare (azul). (BN)

Ficha técnica

MOTOR

dianteiro, 2.0, 16 válvulas, gasolina, com injeção eletrônica Multiponto;

Cilindrada: 1.998 cm3³

Potência:  138 cv a 6.000 rpm

Torque: 20 mkgf a 4.100 rpm

Transmissão

Câmbio: Mecânico de cinco marchas (opcional automática)

Direção: hidráulica progressiva

Tração: dianteira

Suspensões

Dianteira: independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora;

Traseira: eixo com braços longitudinais, independentes, com barra de torção transversal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;

Dimensões

Comprimento: 4,27 metros

Largura: 2,00 metros

Altura: 1,66 metros

Freios

Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira;

CAPACIDADES

Tanque: 55 litros

Porta-malas: 550 litros

PREÇO

Versão 2.0 Exclusive

R$ 67.935,00 versão mecânica e R$ 77.730,00 a automática.

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