Depois de seis anos sendo produzido no mercado brasileiro, o Xsara Picasso passou pela primeira reestilização. E o empresário Sérgio Habib, presidente da Citroën do Brasil, explicou: ?A Citroën foi uma das marcas que mais cresceram nesse primeiro semestre. Só não cresceu mais por causa da queda nas vendas do Picasso?, disse Habib. Então o departamento de design da empresa francesa entrou em ação e tratou de renovar o visual do Picasso, que está sendo comercializado nas revendas da marca.
O Picasso 2008 recebeu o DNA de seus irmãos C5 e C4 Pallas, como a grade da frente com o ?chevron? mais destacado. Além disso, o pára-choque ficou maior e mais alongado e recebeu uma faixa cromada de ponta a ponta. Para completar, o conjunto ótico ganhou uma nova expressão.
A traseira, como a própria Citroën descreve, ?foi sutilmente revista?. Na verdade, as mudanças são quase imperceptíveis. O pára-choque ficou mais alto e conseqüentemente a altura do porta-malas aumentou. Os monogramas também estão localizados em novos lugares. As lanternas continuam com design, ainda modernas.
Por conta de seu tamanho -4,27 metros de comprimento, 1,63 m de altura e 1,75 m de largura – e do entre-eixos de 2,76 metros, o Xsara Picasso oferece excelente espaço para seus ocupantes. Ele dispõe de três assentos individuais na parte de trás, oferecendo mais conforto para os passageiros. Aliás, o espaço interno pode ser organizado de acordo com o número de pessoas e de bagagem a carregar. A parte interna ganhou novo acabamento, que deu aos painéis de porta um aspecto mais sóbrio, em tons grafite.
A versão Exclusive 2.016V avaliada pelo Jornal do Automóvel, era equipada com direção com assistência hidráulica, ar-condicionado dianteiro, quatro ?air bags?, painel digital, computador de bordo, vidros elétricos,e com inúmeros porta-objetos, entre eles um porta-luvas de 15 litros, um porta-objetos no console central, além de um porta-garrafa de 1,5 litro e um porta-copo em cada porta. Conta ainda com alavanca do câmbio no painel central, travamento automático das portas acima de 10 km/h, e opção de câmbio manual ou automático seqüencial.
Com praticamente a mesma motorização, (motor EW-10J4 de 2.0 16V com 138 cv de potência a 6.000 rpm e 20 mkgf de torque a 4.100 rpm), o desempenho do Picasso continua o mesmo da versão anterior. O Xsara Picasso é um carro prazeroso de dirigir, pela altura e pelo conforto do motorista. Mostrou-se ágil no trânsito e oferece boas retomadas.
Tem boa estabilidade em curva e todos os comandos são de fácil acesso e visibilidade. O carro continua agradável de dirigir. A versão Exclusive é oferecida nas novas cores Gris Cendre (pérola), Gris Fer (cinza), Perla Nera (preto) e Icare (azul). (BN)
Ficha técnica
MOTOR
dianteiro, 2.0, 16 válvulas, gasolina, com injeção eletrônica Multiponto;
Cilindrada: 1.998 cm3³
Potência: 138 cv a 6.000 rpm
Torque: 20 mkgf a 4.100 rpm
Transmissão
Câmbio: Mecânico de cinco marchas (opcional automática)
Direção: hidráulica progressiva
Tração: dianteira
Suspensões
Dianteira: independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora;
Traseira: eixo com braços longitudinais, independentes, com barra de torção transversal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
Dimensões
Comprimento: 4,27 metros
Largura: 2,00 metros
Altura: 1,66 metros
Freios
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira;
CAPACIDADES
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 550 litros
PREÇO
Versão 2.0 Exclusive
R$ 67.935,00 versão mecânica e R$ 77.730,00 a automática.