Lançado no Brasil no começo de 2001, a minivan Xsara Picasso é uma minivan ideal para a família, feito para transportar até cinco pessoas, mais a bagagem de todos a bordo.
Decidindo nacionalizar de vez o modelo, a Citroën passou a equipar o Picasso com um motor 1.6 16V a gasolina feito na fábrica de Porto Real (RJ), o mesmo que é utilizado em vários modelos da PSA, como o C3 e o Peugeot 206. É com essa nova versão de entrada que a marca pretende ampliar ainda mais a liderança do Picasso em 2005.
O ?design? do modelo ainda arranca elogios mesmo depois de tantos anos no mercado. Seu estilo contemporâneo, com linhas em curva e grande área formada por vidros, favorece a visibilidade. Os pára-choques e retrovisores pintados na cor do veículo harmonizam o conjunto. Internamente, inúmeros porta-objetos são bastante apreciados, embora as mesinhas instaladas no encosto do banco dianteiro para servir quem viaja atrás sejam peças quase decorativas, uma vez que são pouco usadas. Mas fazem à festa da garotada.
Mas o destaque do monovolume da Citroën continua sendo suas dimensões, as mais generosas da categoria, que o colocam entre os carros de tamanho médio, porém obtendo melhor habitabilidade (4,27 m de comprimento, 1,66 m de altura e 1,75 m de largura). O Xsara Picasso oferece três assentos traseiros de tamanhos idênticos e um grande porta-malas de 550 litros (1.350 litros com os bancos traseiros dobrados e 2.128 litros com a remoção dos bancos traseiros).
O banco do motorista possui quatro ajustes, complicados de entender no início, mas muito úteis. Além das tradicionais regulagens de ângulo de inclinação do encosto e distância do painel, tem também ajuste de altura e de apoio da região lombar. O pisca silencioso alertando para a colocação do cinto de segurança faz sua tarefa sem deixar o motorista irritado como acontece com o aviso sonoro. O volante, no entanto, possui apenas regulagem de altura, deixando a desejar quanto à profundidade. O painel de bordo digital informa velocidade, mensagens de alerta e do computador de bordo (autonomia, distância percorrida e consumo).
Nos primeiros instantes, o motorista que nunca tenha dirigido o modelo sente falta dos relógios localizados na posição convencional, ou seja, atrás do volante. Mas leva-se muito pouco tempo para se habituar a consultar as informações no quadro de instrumentos central. (BN)
OLHO CLíNICO
Com ótima relação custo-benefício, o Citroën Xsara Picasso equipado
com motor 1.6 litro 16V promete ?driblar? a concorrência. Esta nova
versão de entrada do modelo segue os padrões de conforto, ?design? e
espaço interno, bastante valorizados nas minivan. O motor 1.6 16V,
movido só a gasolina (o flexível vem
no próximo ano), mostra-se lento nas arrancadas de semáforo,
mostrando que sente os 1.300 quilos da minivan, mas anda bem em
velocidades mais altas, quando o motor trabalha na sua faixa de torque
pleno.
O Citroën Xsara Picasso GLX 1.6 16V é o primeiro no mundo a ser
equipado com motor multiválvulas. Na Europa, o modelo é comercializado
com motor 1.6 de 8 válvulas. Denominado TU5JP4, ele é produzido no CPPR
(Centro de Produção Porto Real) e tem seu gerenciamento eletrônico
desenvolvido pela empresa Bosch. Com 110 cv de potência a 5.750 rpm e
15,6 kgfm a 4.000 rpm de valor de torque, o propulsor tem cabeçote de
alumínio e o eixo de comando com tuchos hidráulicos e os coletores de
admissão do ar são feitos de plástico.
Uma novidade nesse motor é o acelerador eletrônico que garante
acelerações mais suaves. Outro ponto forte do 1.6 16V é a economia de
combustível, tanto no uso urbano quanto no trecho rodoviário. Segundo a
montadora, o acerto do carro e a disposição do motor podem ser
comprovados pelo tempo de 10,7 segundos que a minivan leva para
acelerar de 0 a 100 km/h e nos 186 km/h atingidos na velocidade máxima.
Ganho significativo foi o de economia de combustível, principalmente em
ciclos urbanos, onde a versão 1.6 16V se tornou 8% mais econômica. Na
estrada em velocidades mais altas o motor 1.6 supera as expectativas.
O Xsara Picasso 1.6 16V, disponível apenas na versão GLX, está com
preço promocional de lançamento de R$ 49.950,00, uma clara demonstração
de que a Citroën quer entrar no mercado do concorrente Renault Scénic
1.6 16V, cujo preço está na casa dos R$ 55.990,00, mas oferece a
vantagem do motor flexível. O presidente da Citroën do Brasil, Sérgio
Habib, afirma que o preço vai prevalecer nos meses de junho e julho,
quando o carro chega efetivamente em toda rede nacional da marca.
Esse apelo de preço vai conquistar principalmente quem está com a
intenção de experimentar o conceito minivan. Nos planos futuros da
montadora para a linha Picasso está a oferta do motor bicombustível que
deve chegar só no próximo ano. (BN)
FICHA TÉCNICA
Modelo: Xsara Picasso 1.6 16V GLX
Motor: 1.6 16V
Cilindros: 4 em linha
Potência: 110 cv a 5.750 rpm
Torque: 15,6 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas
Combustível: gasolina
Acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos
Velocidade Máxima: 186 km/h
Pneus: Michelin 185/65
Rodas: aro 15 polegadas
Freios: discos ventilados dianteiros e tambor traseiro
Comprimento: 4,276 m
Largura: 1,751 m
Altura: 1,660 m
Entre-eixos: 2,760 m
Porta-malas: 550 litros
Peso: 1.308 kg
Tanque: 55 litros
Preço: R$ 49.950,00