Inspirado no sedã X-Type, a Jaguar lança no Brasil a primeira perua de sua história. O Jaguar X-Type Estate foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro do ano passado, mas só agora passou a ser importado oficialmente.
O X-Type Estate traz linhas bem modernas, com a ponta do capô contornando os faróis e a grande grade. Completam o bonito desenho dois frisos cromados, localizados entre a placa de identificação do veículo e o grande pára-choque pintado na cor do carro, onde estão acoplados os faróis de neblina. Até aqui, poucas novidades na dianteira, uma vez que o novo modelo se manteve fiel aos outros modelos da marca.
Por ser uma ?station?, é claro que quando observada de lateral ou de traseira é que se mostra a que veio. Possui uma ampla área envidraçada, até o final do porta-malas, e um ótimo vidro traseiro. Nota dez, então, para a visibilidade que aumenta ainda mais a segurança.
A parte interna não surpreende. Na verdade confirma o excelente acabamento, esbanjando requinte e sendo completado com minuciosos detalhes, seguindo o padrão dos modelos da Jaguar, como o volante em madeira e couro. Além disso, o novo Jaguar conta com ótima lista de equipamentos de série, como ar-condicionado com controle automático de climatização, vidros elétricos, bancos de couro, computador de bordo, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e o som Jaguar Premium ?Sound System? com sensor automático de volume. Mas há muito mais, principalmente em se tratando de segurança: ?airbags? frontais, laterais e tipo cortina, frenagem de emergência assistida, controle de estabilidade, faróis de xenônio com ajuste automático do facho de luz, controles de tração permanente e de estabilidade.
Sob o capô, potente motor V6, 3.0 litros com quatro válvulas por cilindro, que desenvolve 231 cv de potência máxima a 6.800 rpm e 28,44 mkgf de torque a 3.000 giros. Com essa motorização e o câmbio automático de cinco velocidades, com controle eletrônico, o X-Type Estate acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 227 km/h. Uma perua capaz de encantar toda a família pelo estilo, luxuoso interior, conforto e espaço interno. Como toda perua que se preze, seu porta-malas acomoda até 452 litros de bagagem, podendo chegar a 1.415 litros com os bancos rebatidos. O preço? Bem… R$ 239.900,00.
