Suas linhas são limpas e não há plásticos pretos nos pára-choques e laterais. No lugar deles, os grandes pára-choques são pintados na cor do carro, com os faróis de neblina acoplados nas extremidades da dianteira. Chama a atenção também a pequena grade do radiador com dois frisos cromados e a logo da empresa ao centro. Há cromados, ainda, nas maçanetas laterais e no friso de abertura da tampa do porta-malas. Não dá para negar que os estilistas capricharam no desenho do X-Trail.
Estilistas dedicaram cuidados especiais na parte interna do novo Nissan. Embora o X-Trail acomode até cinco pessoas, quatro são transportadas com muito conforto. E põe conforto nisso. Há uma ampla área envidraçada que garante ótima luminosidade em seu interior, ajudada inclusive pelo teto solar panorâmico operado eletricamente.
Entre os itens de segurança, destacam-se os airbags frontais, o ABS em auxílio aos quatro discos ventilados, distribuição eletrônica de frenagem e assistência para frenagens
de emergência. O modelo é vendido na Europa e em alguns países da Ásia e da América Latina. (BN)
OLHO CLÍNICO
Para mover este a engenharia da marca japonesa escolheu um motor de quatro cilindros 16V da nova geração dotado do sistema de comando de válvulas continuamente variável (CVTC), potência de 180cv e torque de 25 kgfm (4.000 rpm). A receita permite que o modelo alcance a velocidade final de 193 km/h e acelere no 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, informa a montadora nipônica.
Os 180 cavalos e 25 kgfm de torque a 4.000 rpm, são números suficientes para dar boa agilidade nas ultrapassagens, contanto que se pise fundo no acelerador. Mas nas subidas, com o ?sport-utility? carregado, é preciso mais atenção. Como a força máxima do motor é atingida em alta rotação, o câmbio automático poderia ter relações de marcha mais curtas. Durante o teste em trecho rodoviário, em subida, foi preciso engatar manualmente a segunda para o carro fazer ultrapassagem com segurança.
E espaço também não falta para a bagagem. O porta-malas tem capacidade para 410 litros, mas com os bancos rebatidos pode formar uma superfície plana de 1.844 mm. Feito para andar em qualquer tipo de caminho, o X-Trail da Nissan revela no asfalto o conforto de um automóvel de luxo. O novo Nissan X-Trail tem preço sugerido de R$ 128 mil.
FICHA TÉCNICA
Cilindrada: 2.488 (cm³)
Potência: 180 a 6.000 rpm (cv)
Torque: 25,0 (kgfm) a 4.000 rpm
Taxa de compressão: 9,5:1
Câmbio: Automático, de quatro velocidades com conversor hidráulico de torque
Comprimento: 4,45 (m)
Largura: 1,76 (m)
Altura: 1,67 (m)
Entre-eixo: 2,62 (m)
Porta-malas: 410 litros
Peso: 1.435 kg
Suspensão: Dianteira: Independente tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira: braços de alumínio e eixo rígido
Freios: Disco ventilado nas quatro rodas
Tanque: 60 litros
Preço: R$ 128.000,00