Em setembro último, a Nissan mostrou à imprensa em Curitiba, a nova geração do X-Trail, com tração 4×4, mudanças no visual, mais espaço interno, câmbio automático CVT (Continuous Variable Transmission) e uma única opção de motorização, 2.0 16V, a gasolina.
O design da nova geração do X-Trail segue os traços de robustez do modelo anterior, sem mudanças significativas.
Um visual mais conservador do que arrojado. Os pára-choques ficaram maiores e os contornos das portas foram redesenhados, bem como capô do motor e tampa do porta-malas.
O modelo tem a mesma grade frontal em ‘V’, um amplo teto solar, considerado o maior da categoria de SUVs médios (77,1cm x 74,3cm), e rodas de liga-leve de 16 polegadas.
No rack de teto o X-Trail traz faróis integrados, acionados junto com o farol alto, que ajudam o motorista em locais com pouca ou nenhuma iluminação.
A carroceria do X-Trail 2009 está levemente maior. O resultado, bom espaço interno, uma das principais características da nova geração, segundo a Nissan.
Dentro do X-Trail, a sensação é de muito conforto, principalmente para motorista e passageiro – no banco de trás, os mais altos reclamaram da proximidade com o teto.
Com bom acabamento interno, além dos bancos de couro de série, a versão LE esbanja espaço para armazenar objetos: vem com bolso atrás do banco do motorista e três bolsos no banco do passageiro, 24 porta-objetos espalhados pelo carro, com destaque para os quatro porta-copos climatizados e o porta-luvas com capacidade de 15,7 litros.
Generoso o porta-malas do X-Trail também é. Além da opção do banco traseiro rebatível, que lhe dá capacidade de carga de 1.773 litros (VDA), também conta com partes laváveis, gavetas, porta-objetos e assoalho removível.
Sem os bancos rebatidos, o porta-malas acomoda 603 litros. Versatilidade é a palavra mais utilizada pelos executivos da Nissan para descrever o X-Trail.
Equipa o SUV da Nissan, um motor 2.0 16V, com potência recalibrada para 138 cv a 5.500 rpm e torque de 22,2 kgfm a uma rotação de 4.400 giros. No conjunto mecânico, a principal novidade do X-Trail 2009 é o câmbio CVT, o mesmo utilizado no Sentra, com trocas de marchas contínuas, que oferece boa dirigibilidade, além de menor consumo de combustível.
Durante nossa avaliação o X-Trail respondeu bem aos comandos quando solicitado, apresentando bom torque em baixas rotações.
Um SUV agradável de dirigir e para quem gosta de enfrentar caminhos difíceis.
O modelo, importado do Japão, chega em duas versões de acabamento, a SE, por R$ 94.990,00 e a topo de linha, LE, avaliada pelo Jornal do Automóvel esta semana por R$ 102.590,00.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, 2.0 l, 16V, gasolina, quatro cilindros com sistema CVVTCS e acelerador eletrônico
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência: 138 cv a 5.200 rpm
Torque: 20,2 kgfm @ 4.400 rpm
Câmbio: Automático Xtronic com CVT
Comprimento: 4,63 m
Largura: 1,78 m
Altura: 1,77 m
Entre-eixo: 2,63 m
Porta-malas: 603 litros
Peso: 1.513 kg
Suspensão: Independente do tipo McPherson na dianteira e independente
Multi-link na traseira
Freios: A disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD
Tanque: 65 litros
Consumo
Urbano: 8,5 km/l
Estrada: 12 km/l
Preço sugerido: R$ 102.590,00