Westfield XTR2: moto ou carro de corrida

Sentir a emoção de dirigir uma moto superesportiva com a segurança de um automóvel: a proposta não é nova, mas acaba de ganhar nova interpretação pela Westfield, construtora inglesa de carros especiais.

O XTR2 — sigla para Extreme Track and Road 2002 — é o seu terceiro modelo com motor de origem motociclística, no caso o da Suzuki GSX 1300R Hayabusa, uma das motos mais veloz do mundo, que atinge a velocidade máxima de 325 km/h, segundo a montadora japonesa.

Para se ter uma idéia da potência do motor da Hayabusa, na próxima vez que você voar num avião, desses grandes, 747-400, MD-11, ou similar, repare numa coisa: eles se levantam do solo a uma velocidade de 325 km/h, mas demora uma eternidade. Isso eqüivale a dizer que, se fosse equipada com asas, a Hayabusa poderia levantar vôo bem antes. É bom lembrar que Hayabusa é o nome de uma ave de rapina, uma espécie de falcão que peregrina pelas montanhas do Japão. É a ave de rapina mais rápida do planeta.

Falar em conforto de automóvel não seria bem o caso: a posição de dirigir (ou pilotar?) lembra a de um monoposto de competição graças ao seu potente motor, sendo recomendável solicitar um volante removível, opcional, para facilitar o acesso ao habitáculo do veículo.

A embreagem e o acelerador dificultam um uso moderado, no trânsito urbano, que pela falta de pára-brisa requer o uso de capacete. Mas nada disso importa quando o quatro-em-linha da Suzuki Hayabusa é acelerado: de acordo com a configuração escolhida, os 440 kg do carro podem ser arremessados de 0 a 96 km/h em 3,1 segundos e ser levados a 240 km/horários.

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