Apresentado pela primeira vez no Salão de Detroit (EUA), como uma releitura futurista da Kombi, o Microbus vai se tornar modelo de linha Volkswagen a partir de 2007, quando começará a ser produzido na fábrica do Grupo VW em Hanover, na Alemanha.

Como era de se imaginar, após a “avant première” bem sucedida nos Estados Unidos como “concept car”, onde o carro foi apresentado como conceito (embora completo e andando), o público pediu e a marca está atendendo, anunciando sua comercialização. O Microbus será comercializado em vários mercados internacionais, entre os quais os próprios Estados Unidos, Japão, Suiça e Alemanha.

Com o início da fabricação do novo modelo, a Volkswagen reforça o que afirmou Bernd Pischetsrieder, presidente mundial do grupo, em recente encontro com os acionistas, na Alemanha: “Para manter a consistência da nossa estratégia, é preciso ter modelos que atendam às necessidades de cada segmento do mercado”.

Projetado pelo Estúdio de Design da Volkswagen na Califórnia (EUA), o Microbus também já foi apresentado nos salões de Tóquio, Genebra e Frankfurt. A idéia inicial era de que o veículo fosse comercializado apenas nos EUA, mas a aceitação obtida em outros países levou a Volkswagen a rever seus planos.

A produção do Microbus é anunciada poucos dias depois de o Grupo Volkswagen informar, na Europa, que outro carro conceito da marca, o Concept C – apresentado em março deste ano no Salão de Genebra – começará a ser fabricado na Autoeuropa, em Portugal, a partir de 2006.

As possibilidades da nova Kombi no Brasil são reduzidíssimas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade