Seu novo motor de 16 válvulas também traz injeção direta de combustível, mas é capaz de entregar 200 cavalos de potência a 5.100 rpm. Ele é 50 cv mais potente que a opção vendida atualmente, a Comfortline FSI, presente no mercado nacional desde setembro do ano passado. De acordo com a VW, ambas as configurações (sedã e perua) Turbo aceleram de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos – 1,6 segundo mais rápido que a versão sedã FSI – e desenvolvem torque máximo de 28,4 kgfm a 1.800 rpm.
No pacote de itens de conforto, destacam-se ar-condicionado Climatronic de duas zonas, bancos revestidos de couro, CD/MP3 player com capacidade para seis discos, bancos dianteiros com aquecimento, ajustes elétricos de altura e inclinação, além de massageador. O novo Passat Turbo é cerca de R$ 27 mil mais caro que a versão Comfortline FSI. Desde o ano passado, a Volkswagen oferece no Brasil a nova geração do Passat. Até agora, ele estava disponível apenas com o motor 2.0 FSI aspirado, de 150 cavalos.
Com idade entre 30 e 55 anos, o comprador do Passat busca visibilidade social. É um consumidor classificado como "entusiasta por status" dentro da segmentação do mercado identificada pela Volkswagen por meio de estudos e pesquisas.
"O Passat é um carro que atende plenamente aos objetivos deste público, que reconhece e exige a qualidade e busca no automóvel um meio de expressar seu sucesso pessoal e profissional", explica Paulo Kakinoff, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. O sedã é oferecido por R$ 151.650,00 enquanto a perua sai por R$ 156.723,00.