O lançamento no mercado nacional do sedã Passat e da perua Variant, ambos equipados com motor Turbo FSI, acaba de ser anunciado pela Volkswagen do Brasil. Na semana passada, essa versão já estava disponível para compra no site do fabricante, que espera comercializar 1.200 unidades do modelo ainda este ano.

continua após a publicidade

Seu novo motor de 16 válvulas também traz injeção direta de combustível, mas é capaz de entregar 200 cavalos de potência a 5.100 rpm. Ele é 50 cv mais potente que a opção vendida atualmente, a Comfortline FSI, presente no mercado nacional desde setembro do ano passado. De acordo com a VW, ambas as configurações (sedã e perua) Turbo aceleram de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos – 1,6 segundo mais rápido que a versão sedã FSI – e desenvolvem torque máximo de 28,4 kgfm a 1.800 rpm.

A velocidade máxima é limitada a 230 km/h, no três volumes, e a 227 km/h, no familiar. Câmbio Tiptronic de seis marchas, o mesmo oferecido nas outras versões do modelo e no sedã Jetta, cujas vendas no Brasil começam no mês que vem, equipam o Passat Turbo. Como opcional, no Turbo, a Volkswagen oferece hastes atrás do volante para acionamento do Tiptronic. Entre os equipamentos de segurança, o modelo dispõe de freios com ABS, controle de tração ASR, programa eletrônico de estabilidade ESP, seis "airbags" (frontais, laterais e tipo cortina) e freio de estacionamento eletrônico.

No pacote de itens de conforto, destacam-se ar-condicionado Climatronic de duas zonas, bancos revestidos de couro, CD/MP3 player com capacidade para seis discos, bancos dianteiros com aquecimento, ajustes elétricos de altura e inclinação, além de massageador. O novo Passat Turbo é cerca de R$ 27 mil mais caro que a versão Comfortline FSI. Desde o ano passado, a Volkswagen oferece no Brasil a nova geração do Passat. Até agora, ele estava disponível apenas com o motor 2.0 FSI aspirado, de 150 cavalos.

continua após a publicidade

Com idade entre 30 e 55 anos, o comprador do Passat busca visibilidade social. É um consumidor classificado como "entusiasta por status" dentro da segmentação do mercado identificada pela Volkswagen por meio de estudos e pesquisas.

"O Passat é um carro que atende plenamente aos objetivos deste público, que reconhece e exige a qualidade e busca no automóvel um meio de expressar seu sucesso pessoal e profissional", explica Paulo Kakinoff, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. O sedã é oferecido por R$ 151.650,00 enquanto a perua sai por R$ 156.723,00.

continua após a publicidade