RECORDE DE VENDAS

VW Polo é o carro de passeio mais emplacado do País

Com 140.155 unidades emplacadas em 2024, o Polo é o carro de passeio mais vendido do Brasil pelo 2º ano consecutivo.

Mais um ano de sucesso para a Volkswagen do Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, o Volkswagen Polo foi o carro de passeio mais vendido do Brasil, com 140.155 unidades emplacadas em 2024, além de ser líder entre os hatches. Grande sucesso da marca, o Volkswagen Polo registrou crescimento de 26% em suas vendas em 2024, comparando com 2023 (quando foram emplacadas 111.247 unidades do modelo).

Em 2024, a Volkswagen do Brasil também superou a marca de 400 mil unidades vendidas no ano (com exatamente 400.379 emplacamentos), conquistando o segundo maior volume dos últimos 10 anos. No período, essa marca havia sido superada apenas em 2019, quando a Volkswagen emplacou 411 mil unidades.

Com uma participação de mercado (market share) robusta de 16,1% em 2024, a Volkswagen também é a marca de volume que mais cresce em unidades vendidas no Brasil. Os 400.379 veículos Volkswagen emplacados em 2024 representam 55.340 unidades a mais do que em 2023 (345.039 unidades), com crescimento acima do mercado. Enquanto a Volkswagen cresceu 16% em vendas (2024 x 2023); o mercado total cresceu 14,1%. Os dados preliminares são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Destaque global, a Volkswagen do Brasil também fechou 2024, pelo 2º ano consecutivo, como o 3º maior mercado em volume de vendas para a marca Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e Alemanha.

“A Volkswagen do Brasil acelera em uma trajetória de sucesso. Em 2024, ano em que anunciamos investimentos de R$ 16 bilhões e uma nova ofensiva de 16 lançamentos até 2028, tivemos a honra de superar 400 mil veículos vendidos no País, sendo a marca de volume que mais cresce em número de emplacamentos. Pelo segundo ano consecutivo, a Volkswagen lidera os principais segmentos do mercado: SUVs e hatches, sendo o Novo Polo também o carro de passeio mais vendido do Brasil. Além disso, o Brasil segue como o terceiro maior mercado em vendas para a marca Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e Alemanha, também pelo segundo ano consecutivo. São resultados robustos que demonstram a força da Volkswagen, uma marca que alia paixão, inovação e tradição, sempre conectando pessoas e construindo novas histórias de vida”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

Volkswagen segue como líder dos segmentos de SUVs e hatches

Pelo segundo ano consecutivo, a Volkswagen do Brasil segue na liderança dos dois principais segmentos do mercado nacional: de SUVs e hatches. No segmento de SUVs, a Volkswagen emplacou 160.493 unidades de sua família SUVW, em 2024, que é formada pelos modelos Novo T‑Cross (o SUV mais vendido do País, com 83.975 unidades em 2024), Nivus, Taos, Tiguan e ID.4. O segmento de SUVs representa 35% do setor no Brasil.

A Volkswagen também lidera o segmento de hatches no Brasil com o Novo Polo, com 140.155 unidades emplacadas em 2024. O segmento de hatches é o segundo mais importante do Brasil, com 27,2% do mercado. O Novo Polo também é o carro de passeio mais comercializado do Brasil pelo segundo ano consecutivo.

Sucesso entre os brasileiros, a Volkswagen também tem 4 modelos entre os Top 15 mais vendidos do Brasil em 2024, considerando todos os segmentos: Novo Polo (140.155 unidades), Novo T‑Cross (83.975), Saveiro (56.979) e Nivus (55.924).

Com esses resultados, a picape Saveiro (56.979) alcançou no Brasil seu melhor volume anual de vendas desde 2014. O Novo T‑Cross (83.975), o Nivus (55.924) e o Taos (17.565) alcançaram em 2024 recordes históricos de volume anual de vendas desde quando foram lançados.

VW lançou o Novo T‑Cross e Novo Nivus em 2024. E vem aí o SUVW Tera

A Volkswagen do Brasil iniciou em 2024 a sua nova ofensiva, com 16 lançamentos até 2028, como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões que a empresa está fazendo no País. A ofensiva já contou com três lançamentos importantes, sendo dois SUVs, o Novo T‑Cross e Novo Nivus, além da picape Nova Amarok.

Primeiro lançamento da ofensiva, o Novo T‑Cross foi reformulado em maio e já chegou como um verdadeiro fenômeno de vendas. Em seu primeiro fim de semana nas concessionárias, em junho, o modelo teve mais de 2.000 pedidos, superando todas as expectativas. O Novo T‑Cross chegou com design inédito, sistema de iluminação ainda mais moderno, interior com novos materiais e acabamentos, além de itens de segurança que se destacam no segmento. Passou a disponibilizar de série, para todas as versões, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED. O sistema de infotainment VW Play está disponível em todas as configurações, agora com tela semiflutuante. Em termos de segurança, o pacote ADAS acrescenta assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Novo T‑Cross será exportado para 17 países da América Latina. Outro SUV de grande destaque da Volkswagen do Brasil é o Novo Nivus, fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e reformulado em outubro.

Após o lançamento da picape Nova Amarok, em agosto, o Novo Nivus foi o terceiro lançamento da ofensiva da Volkswagen. O Novo Nivus inaugurou uma nova era de conectividade para a marca com o novo sistema de infotainment VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo “Meu VW 2.0”. O primeiro SUV cupê da Volkswagen no Brasil chegou com novo design exclusivo e é o primeiro modelo equipado com iluminação ‘light strip’ para os faróis e lanternas. Com conceito apimentado, o inédito Pacote Outfit se juntou à linha do Nivus, com mais de 12 itens exclusivos aplicados à versão Highline. Além disso, a pedido do público, o modelo ganhará a versão esportiva inédita Nivus GTS, com lançamento já confirmado para o primeiro semestre de 2025.

Em 2024, o line-up da Volkswagen também ganhou as versões especiais T‑Cross Sense e Nivus Sense, além do sedã Virtus Sense. A Volkswagen do Brasil reserva muitas novidades para 2025. Entre as principais está o lançamento do SUVW Tera, um SUV 100% desenvolvido no Brasil, inovador, moderno e conectado. Produzido na unidade de Taubaté (SP), o SUVW Tera vai inaugurar um segmento inédito para a VW no Brasil e expandir ainda mais a liderança da marca no segmento de SUVs. Quem gosta de SUVs, vai se apaixonar.

Para 2025, a Volkswagen também já confirmou a chegada do Golf GTI e do Novo Jetta GLI, que é único no mercado e o sedã mais versátil do Brasil. O trio Golf GTI, Nivus GTS e Novo Jetta GLI marcará o resgate da esportividade da Volkswagen. 

Novo Polo ganhou duas versões em 2024

Carro de passeio mais vendido do Brasil, o Novo Polo ganhou duas versões especiais em 2024: Polo Rock in Rio e Polo Robust. 

O território da música é estratégico para a Volkswagen do Brasil e o Polo Rock in Rio foi mais um forte exemplo. A versão exclusiva do modelo, com produção limitada, celebrou os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, que foi patrocinado pela 5ª vez pela Volkswagen em 2024. Produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP), o Polo Rock in Rio foi baseado no Polo Track, equipado com o consagrado motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque e carregado de itens inéditos.

Feito para o agro, o Polo Robust foi apresentado no Circuito Sertanejo, que tem a Volkswagen como montadora oficial. Integrante do “Trio Agro”, formado também pelas consagradas picapes Nova Amarok e Saveiro, o Polo Robust é voltado à venda direta, traz novos ajustes de suspensão dianteira e traseira e dispõe de dois kits exclusivos de acessórios. O primeiro deles, chamado Kit Proteção, inclui capas para banco, carpetes de borracha e protetor de grade. O Kit Full Agro inclui componentes como engate e carpete de borracha no porta-malas. O Polo Robust é o hatch de entrada mais robusto, moderno e espaçoso da Volkswagen. (Fotos: VW Brasil/Divulgação).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo