Denominado GTI W12, esse ?conceito? criado pela Volkswagen é o Golf mais potente da história. O veículo, que por enquanto não passa de um carro-conceito, foi apresentado durante o Wörthersee Tour 2007, evento de peças e acessórios realizado no sul da Áustria. Apesar de ser um modelo conceitual, é capaz de gerar nada menos que 650 cavalos de potência a 6.000 rpm, acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e velocidade máxima de 325 km/h.
Mais baixo que um Golf de série, o conceito da VW tem somente as portas, capô e os conjuntos óticos iguais ao modelo de produção. O restante é tudo novo. As colunas traseiras trazem entradas de ar, que acompanham as dos pára-choques e as das laterais.
Porém, tanta potência não seria nada sem aerodinâmica. Seu teto, de fibra de carbono, conta com grande difusor, que desvia a pressão do ar para o aerofólio. Ainda na parte estética, vale destacar que, em função do tamanho descomunal das rodas, os pneus projetados especialmente para o veículo.
Em seu habitáculo as inovações continuam. Com três fileiras de instrumentos auxiliares no painel, o protótipo tem acabamento em couro Alcântara e dispositivo que projeta as principais informações no pára-brisa, como o acionamento do controle eletrônico de estabilidade (ESP). Para reduzir o peso, a montadora alemã retirou os forros das portas e substituiu o porta-luvas pelo extintor de incêndio.
A motorização 6.0 litros biturbo do Golf GTI W12, despeja nas suas rodas traseiras 76,5 kgfm a 4.500 rpm, e é acoplada ao câmbio automático de seis marchas posicionado no veículo longitudinalmente, logo atrás do motorista e do passageiro, onde ficariam os bancos traseiros e o porta-malas de um Golf convencional. Não há previsão para a chegada do Golf GTI W12S às linhas de montagem.