O protótipo Concept R está cotado a “roubar a cena” na estande da VW no Salão de Frankfurt (Alemanha), onde também estará a nova geração do Golf. Equipado com motor central V6, de 265 cv, o novo carro-conceito da Volks tem “design” inovador e agressivo, e é composto por um conjunto de itens funcionais que transmitem dinamismo e muita emoção.
O carro não é apenas um esportivo conceitual com linhas arrojadas. O que mais chama a atenção são os recursos inovadores que poderão se tornar comuns dentro de alguns anos. A grade do radiador ganhou nova forma, a área cromada e a nova interpretação dos faróis – que mais parecem olhos – cujas lentes começam a se mover assim que as lâmpadas são acesas estão entre essas inovações.
Com apenas dois lugares, o modelo conceitual lembra os tradicionais conversíveis, mas com o toque de modernidade das linhas futuristas. As duas saliências atrás dos encostos de cabeça dos bancos servem como defletores de ar. Nos assentos e encostos, mais uma surpresa.
Desta vez, sofisticada é a espuma especial, que foi fabricada para se adaptar perfeitamente ao corpo dos ocupantes. E para um perfeito ajuste, o painel pode ser deslizado para frente ou para trás, assim como a pedaleira, com ajuda de um comando elétrico. Quer saber a temperatura do ar condicionado? Basta ver no mostrador próximo das saídas de ar, que têm o aspecto das turbinas de avião.
O motor é V6 de 265 cavalos e pode ter o tom do ronco “afinado” por um botão no painel. Se preferir dar um tom mais grave, basta acionar o comando e pronto, está feita a nova regulagem.
Assim como o torque, a potência também é respeitável. São 35,7 kgfm, o que é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atingir 250 km/h, segundo a montadora. O câmbio é seqüencial de seis marchas (DSG), o mesmo usado no Golf GTi R32 e no Audi TT.