Segundo a montadora, as antigas gerações do modelo deixaram de ser produzidas e, a partir de agora, todos saem de fábrica com a nova configuração. Assim a antiga opção de entrada, a Special, deixa de existir.
Na quarta geração do Gol (filho pródigo da Volks), muita coisa mudou. Visto de frente, o carro ficou com visual mais limpo e moderno com destaque para os novos faróis em policarbonato, transparentes e mais alongados e para o elemento em ?V? da dianteira, formado pelo novo capô com vincos para dentro, que se prolongam até o pára-lama, e pelo renovado pára-choque.
Na traseira, as novidades ficam por conta das novas lanternas, em formato redondo, que lembram discretamente as do Polo. As mudanças na parte de trás também são realçadas pelo novo aerofólio integrado à nova tampa, e que traz a luz de freio incorporada.
Além disso, o carro também ganhou limpador fixado no vidro e nova alça de abertura do porta-malas acoplada à fechadura. Visto de lado, o novo Gol (Geração 4), apesar das mudanças porque passou, é praticamente idêntico ao seu antecessor.
Para tristeza dos fumantes, foram embora cinzeiro e acendedor de cigarros, antes presentes na GIII. Agora, nem como opcionais de fábrica. (BN)
OLHO CLÍNICO
Embora ofereça melhor sensação de espaço e tenha suas vantagens em luminosidade de interior, segundo a VW, o novo painel trouxe prejuízo: as pernas do passageiro (se mais alto) resvalam no porta-luvas, que está mais baixo. Outra boa característica que permaneceu inalterada: a qualidade da iluminação proporcionada pelos faróis.
Com gasolina no tanque de 51 litros, o carro tem autonomia de 772 km e consumo médio urbano de 13,6 km/l. Com álcool, o consumo médio na cidade fica em 9,3 km/l. Nas rodovias, o carro faz 17 km/l com gasolina e 11,3 km/l com álcool. Com o mesmo combustível, o modelo agrega 65 cavalos de potência, torque máximo de 9,1 kgfm a 4.500 rpm, atinge os 100 km/h em 13,4 segundos e a máxima de 164 km/h. E com o combustível renovável, o novo Gol ganha 3 cavalos de potência, torque máximo de 9,2 kgfm a 4.500 rpm, faz de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos.
Além do mercado interno, a nova geração do Gol será exportada para os mais de cinqüenta países onde a montadora comercializa seus veículos. Agora é só aguardar a resposta do mercado. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, longitudinal, duas válvulas por cilindro
Cilindrada: 999 (cm³)
Potência: 65 cv a 5.750 rpm (G) e 68 a 5.750 (A)
Torque (kgfm): 9,1 a 4.500 rpm (G) e 9,2 a 4.500 rpm (A)
Taxa de compressão: 10,8:1
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Comprimento: 3,93 m
Largura: 1,64 m (2 p) e 1,65 m (4 p)
Altura: 1,41 m
Entre-eixos: 2,46 m
Porta-malas: 285 litros
Peso: 867 kg (2 p) e 892 kg (4p)
Tanque: 51 litros
Preço: a partir de R$ 24.187,00