Na proteção para crianças, o Fox foi o único compacto a receber quatro estrelas, superando, inclusive, veículos de porte bem maior. Outro resultado importante foi na proteção ao pedestre, no qual o Fox recebeu duas estrelas em um máximo de quatro.
Detalhando mais os resultados, nos ?crash-tests? relacionados com os ocupantes no interior do carro, o VW Fox atingiu 88% da pontuação máxima relativa à proteção frontal aos ocupantes adultos e 78% relativa à proteção lateral aos mesmos passageiros. Quanto à proteção das crianças, o índice atingido foi de 86%. Com esses números, o compacto desenvolvido e produzido no Brasil é considerado um dos veículos mais seguros do seu segmento na Europa.
Todos os veículos avaliados pelo instituto passaram por três testes: colisão frontal ?offset? a 64 km/h, impacto lateral a 50 km/h e proteção a pedestre, com um atropelamento a 40 km/h. As organizações que participam do Euro NCAP são os departamentos de transporte da Suécia, Holanda, França, Alemanha, Reino Unido e Catalunha, além da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Não é a primeira que o modelo é aprovado em testes desse estilo na Europa. Em junho deste ano a revista alemã Autobild, uma das mais importantes publicações do setor automotivo europeu, resolveu provar a segurança de vários modelos seguindo as mesmas normas do Euro NCAP. Na época, o Fox foi avaliado com um dos melhores resultados. Sua pontuação deixou-o muito próximo do nível de segurança do Golf Geração V, modelo de segmento superior.