Uma nova opção para o mercado passa a ser oferecida pela Volkswagen Caminhões: o chassi VW 9.150 ECE na versão carro-forte (foto). De acordo com a montadora, o modelo feito sob encomenda foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas junto a clientes, revendedores e encarroçadoras.
Informa a montadora que o chassi especial com motor eletrônico VW 9.150 ECE foi desenvolvido para receber encarroçamentos como carro-forte para transporte de valores. No entanto, segundo a empresa, também atenderá a outros mercados do transporte de cargas.
Equipado com motor MWM International 4.12 TCE Euro III, o chassi especial da VW Caminhões e Ônibus oferece ?kit? para reposicionamento do ?cockpit?, opções de acionamento da transmissão e suspensão reforçada. A transmissão ZF S5 420 HD, aliás, pode ter acionamento direto ou a cabo (opcional). Os freios pneumáticos, por sua vez, contam com válvula sensível à carga no eixo traseiro.
A segurança e a estabilidade exigidas por este tipo de aplicação, segundo a montadora, são garantidas pelo eixo dianteiro de bitola larga (1.894 mm) em conjunto com a suspensão traseira reforçada e recalibrada. O novo chassi tem distância entreeixos de 2.850 mm e peso bruto total de 8.500 kg (3.200 kg no eixo dianteiro e 5.300 kg no traseiro).
Para atender as necessidades dos diversos modelos de carroçarias existentes no mercado nacional, a empresa desenvolveu em parceria com a encarroçadora SBB um ?kit? para reposicionamento do painel. Ele é composto por pedaleiras, suporte do painel, coluna de direção e suporte da caixa de direção. Porém, a VW Caminhões e Ônibus ressalta que outras implementadoras serão contatadas para a adequação do produto.
Mas o painel de instrumentos é item opcional do VW 9.150 ECE. O chassi sai de fábrica com um reservatório de combustível provisório de 20 litros. O tanque definitivo, de 150 litros, é enviado separadamente à encarroçadora para ser fixado adequadamente à carroçaria.
O gerente executivo de Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Antonio Cammarosano, destaca que todos os envolvidos no negócio do transporte de valores foram consultados durante o desenvolvimento do novo chassi. ?Priorizamos exigências para adaptarmos o chassi às normas que estabelecem diferentes níveis de blindagem nos veículos. O resultado é um modelo resistente, altamente confiável e que assegura conforto e produtividade a seu condutor?, ressalta.
