As marcas do pioneirismo, inovação e tecnologia estão presentes na principal atração do estande da Volkswagen no Salão do Automóvel de Detroit 2004. Trata-se do Concept T, primeiro carro conceito desenvolvido pela indústria automobilística mundial que une e combina as características de um flexível, robusto e resistente fora-de-estrada com as de um sofistice potente cupê esportivo.
O Concept T preenche uma lacuna detectada a partir do desejo do consumidor norte-americano por um carro que proporcione o conforto de um sedã de luxo e a emoção de dirigir um fora-de-estrada.
Equipado com motor dianteiro transversal V6 de 241 cavalos, sistema 4MOTION (tração total) e câmbio Triptonic, o novo “concept car” Volkswagen acelera de 0 a 100 quilômetros/hora em apenas 6,9 segundos e desenvolve velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 230 quilômetros/hora. Apresentado para jornalistas em Detroit na cor vermelha, o Concept T tem “design” vanguardista que inspira um estilo de vida e lazer bastante arrojado. As portas, em forma de asas, abrem para cima e oferecem como vantagem uma posição bastante cômoda e confortável para quem entra e sai do veículo.
Seus faróis dianteiros dão a impressão de que flutuam no pára-choque, enquanto as grandes rodas de 19 polegadas, com pneus 285/45 R 19, constituem o principal sinal externo de fora-de-estrada.
O interior do Concept T é marcado pela sofisticação, praticidade e ergonomia. Os bancos são de couro, têm regulagem de altura e cintos de segurança de cinco pontos. No painel, o velocímetro e o tacômetro destacam-se dos demais indicadores para facilitar o acesso do condutor a informações essenciais.
O alumínio está presente em várias partes do interior como elemento decorativo. O Concept T tem 4.079 mm de comprimento, 1.963 mm de largura e 1.450 mm de altura.
Inaugurado domingo último (04/01/2004) para o público, o Salão do Automóvel de Detroit permanecerá aberto até o próximo dia 19 de janeiro.