Com o trânsito das grandes cidades está cada vez mais congestionado e caótico, o consumidor está preferindo usar carros automáticos ou automatizados.
Mas como os carros automáticos são mais caros que os automatizados, a opção pelo câmbio automatizado tem aumentado significativamente, provocando concorrência entre as montadoras.
Mas a Volkswagen que disputa a liderança do mercado com a montadora italiana, agiu rápido e equipou o Gol 1.6, o Polo e o Voyage 1.6 com o seu I-Motion.
Pelo que percebemos durante o tempo de avaliação com o carro, é que a tecnologia que permitiu automatizar o câmbio manual do sedã da Volks eliminou parte dos trancos dos primeiros modelos com esse tipo de transmissão.
Seu interior também é basicamente o mesmo da versão manual. Porém, não conta com pedal de embreagem e alavanca de câmbio comum, trocada por uma manopla que pode ser posicionada em R (ré), N (ponto morto) e D/M (para dirigir).
O volante é o mesmo do Passat CC e traz duas hastes para trocas manuais (opcionais), a melhor parte desse pacote com câmbio automatizado pelas trocas sempre rápidas, principalmente nas reduções.
Apesar de ainda haver uma leve puxada quando a marcha é elevada. Mas isso não chega a ser incômodo, e fica fácil de acostumar.
Com o bom rendimento do motor 1.6 do sedã, a experiência de dirigi-lo fica ainda mais agradável. É um carro estável, confortável e freios eficientes e seguro.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de
101cv (gasolina) e 104cv (álcool) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4kgfm (gasolina) e 15,6kgfm (álcool) a 2.500rpm
Transmissão: Tração dianteira, com câmbio automatizado de cinco marchas, com opção de trocas automáticas ou manuais
Direção: Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)
Suspensões: Dianteira,independente, do tipo McPherson, com braços triangulares e barra
estabilizadora; e traseira, interdependente,, com braços longitudinais / 6 x 15 polegadas, em liga leve (opcionais) / 195/55 R15
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS (opcional)
Porta-Malas: 480 litros
Tanque: 55 litros