Mais uma montadora instalada no País passa a contar em sua linha com a opção de câmbio automatizado, cuja estréia ocorreu em 2007 com o Chevrolet Meriva seguida pelo Fiat Stilo.
A partir deste mês, a Volkswagen passa a oferecer o Polo I-Motion nas versões “hatch” e sedã, que inauguram a transmissão batizada pela marca alemã de ASG, sigla para “Automated Sequential Gearbox”, ou caixa de câmbio sequencial automatizada, que permite ao motorista optar pelo câmbio automatizado ou mecânico a qualquer instante. Lembrado como um modelo pioneiro em novas tecnologias, o Polo foi o escolhido apresentar a tecnologia ASG ao mercado.
A transmissão ASG, de acordo com a engenharia de VW, é a caixa de câmbio tradicional, com cinco marchas, que tem o comando manual substituído por um conjunto de atuadores eletroidráulicos, comandados por uma central eletrônica.
Assim o sistema permite que o motorista faça trocas de marchas seqüencialmente, sem necessidade de acionar a embreagem, por intermédio da alavanca localizada no console ou utilizando as borboletas (“shift paddles”), atrás do volante. A ASG também pode ser usada de modo totalmente automático. Esse tipo de caixa custa a metade de uma transmissão automática convencional.
Dentre as medidas adotadas para evitar trancos durante as trocas de marcha, as relações da segunda, terceira e quarta marchas foram reduzidas para diminuir o espaço de troca entre elas.
Os anéis sincronizadores foram revestidos em molibdênio para aumentar a durabilidade e reduzir a pressão de trabalho, enquanto a embreagem conta com novo elemento de atrito de maior resistência ao “fading”, perda de eficiência causada pelo aumento de temperatura.
Como o disco de embreagem é movimentado em condições ideais, o desgaste sofrido no uso tradicional pelo motorista é reduzido.
Todas as versões do Pólo I-Motion estão equipadas com motor Flex de 1.6 litro que desenvolve 101 cv de potência máxima a 5.250 rpm com gasolina e 104 cv a 5.250 rpm com álcool.
O torque máximo é de 15,4 mkgf a 2.500 rpm com gasolina e 15,6 mkgf a 2.500 rpm com álcool.
Segundo dados da VW, a versão hatch a álcool acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e atinge a velocidade final de 189 km/h. O Polo I-Motion será comercializado em quatro versões: hatch 1.6 I-Motion (R$ 42.580), hatch Sportline 1.6 I-Motion (R$ 50.465), sedan 1.6 I-Motion (R$ 44.810) e sedan Comfortline 1.6 I-Motion (R$ 53.815).
Os modelos, além de estarem equipados com o câmbio automático, contam com volante multifunção com comandos de troca de marchas e rádio CD player com MP3. A garantia é de um ano para todo o veículo, 3 anos para motor e transmissão e 5 anos para perfuração de chapa. (BN)