Volvo XC70 ganha versão ?off-road?

ja831.jpgEntre as atrações que a Volvo Cars norte-americana mostrou em seu estande no Sema (Specialty Equipment Market Association) em Las Vegas, a maior feira de autopeças e serviços dos Estados Unidos, estava um jipão que atraiu os olhares dos visitantes.

Nada mais é que uma perua XC70 transformada. Um protótipo concebido pela Volvo em parceria com a International Product Development (IPD), empresa especializada em desenvolver e produzir acessórios de segurança e performance para a fábrica sueca. Segundo a montadora, o todo-terreno foi inspirado nos veículos que disputam o Baja 1000, uma das mais rigorosas competições ?off-road? do mundo, disputada na península mexicana de Baja, e batizado de Volvo XC70 AT.

ja832.jpgO que chama a atenção no All Terrain são os equipamentos de aplicação fora-de-estrada que ele carrega. No teto, um bagageiro desenvolvido para essa versão do XC70 acomoda estepe, macaco ?hi-lift?, galão e gerador elétrico. À frente, logo acima do pára-brisa, foi instalado um conjunto de cinco faróis auxiliares de longo alcance, de seis polegadas cada. O jipão mostra ainda um potente guincho Warn, capaz de puxar mais de 4,5 toneladas de peso, no pára-choque dianteiro.

Por fora, os destaques ficam para a pintura metálica alaranjada Saffron, que segundo a Volvo foi inspirada na cor do céu quando o sol se põe no México, e nas imensas rodas de 20 polegadas KMC XD, pintadas de preto fosco e calçadas com pneus BF Goodrich All Terrain 285/50-20. A carroceria exibe ainda detalhes pintados na cor Titanium nos pára-choques, nos pára-lamas e na parte inferior das portas.

No habitáculo, os ocupantes dispõem de bancos ergonômicos revestidos de neoprene (tecido emborrachado cuja função principal é isolar o calor). Os acabamentos de alumínio normalmente presentes no V70R, deram lugar a detalhes em madeira.

Sob o capô um motor 2.5 (o mesmo usado pela perua V70R), de cinco cilindros em linha, turboalimentado e equipado com ?intercooler?e capaz de gerar 304 cv de potência. O All Terrain tem câmbio automático de seis velocidades. Para garantir que todo o torque disponível seja transmitido às rodas, o All Terrain ainda dispõe do sistema de tração integral Haldex. E para completar, oferece sistema de freios Brembo, que inclui discos ventilados de 13 polegadas, com pinças de quatro pistões cada, assistidos por ABS.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo