Na dianteira, a V70 segue o padrão do resto da gama Volvo, em especial o S80, de quem deriva. A identidade foi mantida, porém os contornos foram arredondados.
A grade do radiador é destacada é dá origem a dois vincos que sobem, ressaltam o capô e dão origem aos ombros largos que marcam as laterais. Atrás, o corte reto característico permanece tal quais as lanternas verticais, agora com extensões sobre a tampa do porta-malas.
Do S80 o novo V70 herdou boa parte dos equipamentos de segurança. Do sedã vieram o Piloto Automático Adaptável (ACC), que além da velocidade, mantém a distância programada pelo motorista; o BLIS, que alerta por meio de um sinal luminoso na coluna dianteira a presença de algo nos pontos cegos do carro e os encostos de cabeça ativos, responsáveis por amenizar o efeito chicote nas batidas traseiras.
A versão turbodiesel é equipada com um motor cinco cilindros 2.4, com potências de 163 ou 185 cv. Nos cinco cilindros, o câmbio pode ser manual ou automático, de seis marchas. Já os seis cilindros possuem caixa automática Geartronic, com seis marchas e opção de trocas manuais. A tração é dianteira e, no mais potente, há tração integral por demanda.