Uma das atrações do Salão de Genebra (Suíça) deste ano, que acontece durante o próximo mês, será a terceira geração da perua V70 desenvolvida pela Volvo.
Na dianteira, a V70 segue o padrão do resto da gama Volvo, em especial o S80, de quem deriva. A identidade foi mantida, porém os contornos foram arredondados.
A grade do radiador é destacada é dá origem a dois vincos que sobem, ressaltam o capô e dão origem aos ombros largos que marcam as laterais. Atrás, o corte reto característico permanece tal quais as lanternas verticais, agora com extensões sobre a tampa do porta-malas.
O habitáculo mostra a sobriedade típica da Volvo. Seu painel tem linhas limpas e retas e o console central vazado na parte de trás, como na linha S40, é o único toque mais arrojado. Os mostradores analógicos guardam dados digitais no centro. No banco traseiro é possível regular o assento em duas alturas diferentes, para crianças com alturas entre 95 centímetros e 1,40 metro. Seus "airbags" laterais foram projetados para proteger melhor as crianças.
Do S80 o novo V70 herdou boa parte dos equipamentos de segurança. Do sedã vieram o Piloto Automático Adaptável (ACC), que além da velocidade, mantém a distância programada pelo motorista; o BLIS, que alerta por meio de um sinal luminoso na coluna dianteira a presença de algo nos pontos cegos do carro e os encostos de cabeça ativos, responsáveis por amenizar o efeito chicote nas batidas traseiras.
As opções de motores serão cinco, a princípio. Os movidos a gasolina são o 2.5 cinco cilindros, turbo e 200 cv (cavalos) de potência; o seis cilindros 3.2 de 238 cv e, derivado deste, um novo seis cilindros 3.0, turbinado e com 285 cv de potência.
A versão turbodiesel é equipada com um motor cinco cilindros 2.4, com potências de 163 ou 185 cv. Nos cinco cilindros, o câmbio pode ser manual ou automático, de seis marchas. Já os seis cilindros possuem caixa automática Geartronic, com seis marchas e opção de trocas manuais. A tração é dianteira e, no mais potente, há tração integral por demanda.