Considerado o carro mais seguro do mundo pelo instituto de segurança veicular da Europa, o Volvo V40 faz a sua estreia no mercado nacional. Com motor 2.0 turbo de 180 cavalos e partindo de R$ 115.950, o modelo que está entrando no lugar do antigo C30 vai competir no segmento de hatches premium com BMW Série 1, Audi A3 e Mercedes-Benz Classe A.
Além do visual mais esportivo e inspirado nos atuais S60 e XC60, o V40 se destaca pela vasta oferta de itens de segurança passiva e ativa, como o inédito airbag para pedestres e outros pacotes opcionais. De acordo com a Volvo, este airbag funciona a partir de um conjunto de sensores no para-choque dianteiro que identificam a presença de pedestres. Em caso de atropelamentos, o capô é levantado parcialmente e uma bolsa de ar é aberta acima do motor, diminuindo o impacto do pedestre com o veículo. O airbag só é acionado diante de um impacto com a parte frontal do carro entre 20 km/h e 50 km/h.
Além deste dispositivo, o carro oferece o sistema City Safety (que freia o veículo automaticamente até a velocidade de 50 km/h, caso o motorista não reaja), sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), freios com sistema antitravamento (ABS) e os controles dinâmicos de estabilidade e de tração.
Entre os seus equipamentos de série, o V40 conta com ar-condicionado digital, conexão Bluetooh para iPod, sensor de estacionamento traseiro, sensores de chuva e crepuscular, partida sem chave, piloto automático, rodas de liga leve de 17’’, painel de instrumentos digital com três modos, sistema de multimídia com tela de sete polegadas e oito alto-falantes e entre outros.
No Brasil, o V40 terá versão única de motor. O propulsor é um 2.0 turbo de 180 cv e torque máximo de 30,6 kgfm. A força está associada a um câmbio automático de seis marchas. De acordo com a fabricante sueca, o carro atinge uma velocidade máxima de 250 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.
Opcionais
Como opcionais, a marca disponibiliza três tipos de pacotes para o V40: Sport, High Tec e Safety. No Sport, por R$ 12 mil, o usuário pode ter teto solar panorâmico, faróis de xênonio e rodas de liga leve de 18’’. Já no High Tech, por R$ 10 mil, o carro pode ser equipado com GPS, DVD, câmera de ré e assistente de estacionamento.
E pelo preço de R$ 15 mil, o consumidor leva o pacote Safety que acrescenta vários itens de segurança como monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo (acelera e freia o carro de acordo com ajustes do motorista e o trânsito à frente), alerta de detecção de pedestres, leitura de placas de velocidade, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego lateral (podendo corrigir a manobra, se necessário) e o airbag externo para pedestres.
* O jornalista viajou a convite da Volvo.
Divulgação |
---|