A Volvo resolveu acabar com parte do mistério que envolvia o novo sedã S40. Por enquanto, a montadora divulgou apenas breves informações sobre as mudanças no visual e manteve as alterações mecânicas em sigilo.
Todos os segredos do S40 devem acabar com a apresentação do modelo no Salão de Frankfurt (Alemanha), a partir de 13 de setembro. Projetado sobre a mesma plataforma que será utilizada no novo Focus, o sedã sueco herdou vários traços dos sedãs S60 e S80.
No seu visual exterior, o novo S40 não deixa dúvidas de que é um Volvo, uma evolução da linguagem do “design” tradicional. Com um interior revolucionário, segurança de primeira classe, além de um sistema de transmissão e acionamento que inclui motores de cinco cilindros, o novo modelo da Volvo dá um salto decisivo e seguro rumo ao futuro.
Com o novo Volvo S40, a montadora continua na sua iniciativa pioneira de usar aço com alta resistência à torção. Na nova estrutura dianteira, quatro tipos diferentes de aço são utilizados, formando um entrelaçamento de alta tecnologia, que visa segurança máxima para os passageiros do carro.
O acabamento interno do novo S40 passa a ser variado, com diferentes combinações de tonalidades (cromados, madeira e couro). Agora são quatro opções de revestimento para a cabine, com destaque para a padronagem T-Tec (um tipo de material usado para a fabricação de roupas esportivas), além das tradicionais cores: preto, cinza e bege.
A instrumentação não mudou, mas o revestimento do painel usa um novo tipo de textura, que ajuda a dividir as diferentes áreas dos instrumentos. As portas também têm novidades. Agora vêm com perfil convexo (segundo a Volvo, esse tipo de curvatura aumenta a sensação de espaço interno), em vez do estilo côncavo da versão anterior.
Para reforçar a esportividade do novo S40, a marca sueca incluiu um pacote de equipamentos com spoiler dianteiro e aerofólio traseiro, rodas de alumínio com aro 18 montadas em pneus 215/45 e “kit” para rebaixar a suspensão em dois centímetros.
O novo S40 substitui a versão atual, lançada em 1995. Será o modelo de entrada da linha de sedãs (S) da marca sueca, que inclui os Volvo S60 e S80 de maior porte. O Volvo S40 será montado na fábrica de Ghent, na Bélgica, que foi reformada e modernizada para esta finalidade, a um custo de 340 milhões de euros.