Volvo mostra seu ônibus híbrido

O ônibus híbrido é uma realidade para a Volvo. A montadora apresentou oficialmente em Hanover, na Alemanha, seu primeiro modelo de produção com tecnologia híbrida: o Hybrid 7700.

Apresentado em primeira mão na quarta-feira passada (23), a um dia da abertura do Salão de Veículos Comerciais de Hanover, o Volvo Hybrid 7700 promete uma redução no consumo de combustível de até 30%.

O primeiro ônibus híbrido do mercado, segundo a montadora, começará a ser produzido em larga escala a partir de 2010 – com entregas a alguns clientes no próximo ano.

Promete Hybrid 7700 reduções entre 40% e 50% de partículas e Nox (óxidos de nitrogênio) em relação à versão diesel. Em sua construção, a montadora informa que optou pelo desenvolvimento de um motor híbrido paralelo onde todos os componentes são Volvo – que poderá ser utilizado tanto nos ônibus quanto em caminhões ou equipamentos de construção.

Com 12 metros de comprimento e piso baixo, o 7700 Hybrid é um ônibus urbano equipado com motor diesel de 5 litros contra o de 9 litros do 7700 convencional. Com um propulsor híbrido paralelo, pode ser alimentado via eletricidade ou diesel, independentemente, bem como pelos dois simultaneamente.

O Hybrid 7700 pesa apenas 100 kg a mais do que a versão diesel. Como resultado de uma melhor distribuição de peso, segundo a montadora, o modelo híbrido pode transportar até sete passageiros a mais.

“Outro grande benefício da tecnologia híbrida da Volvo é que o motor diesel se desliga em paradas de ônibus e semáforos”, diz Hakan Karlsson, presidente do Volvo Bus Corporation.

Conforme explica o executivo, o ônibus começa a se mover impulsionado pelo motor elétrico. “Quando chega a 15-20 km/h, o motor diesel arranca automaticamente”, completou o presidente da Volvo Bus.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna