A Volvo Automóveis é a primeira marca a disponibilizar o telefone GSM para carros no mercado brasileiro, graças a um acordo com a operadora TIM. O equipamento da Volvo permite atender e fazer ligações sem tirar as mãos do volante.
O telefone celular GSM integrado foi desenvolvido pela Volvo com o objetivo de minimizar qualquer tipo de distração do motorista enquanto faz ou atende ligações telefônicas. Com este equipamento, é possível atender ou fazer uma chamada telefônica sem tirar as mãos do volante.
As teclas numéricas do aparelho foram instaladas na parte esquerda do console central, numa área de fácil alcance para o motorista, ao lado do botão rádio. Já as teclas de controle “send” e “stop” (para atender ou não uma ligação) foram instaladas no volante. Usando essas teclas, o motorista pode também operar as funções de menu do telefone, selecionando números pré-programados.
O som sai de um alto-falante instalado dentro do encosto de cabeça, e a voz do motorista é captada por um sensível microfone no retrovisor interno. Todos dentro do carro podem escutar e falar com a pessoa do outro lado da linha. Quando uma ligação está em curso, o computador de bordo passa a funcionar como o visor de um aparelho celular, mostrando o número do telefone e intensidade do sinal.
Quando uma ligação está acontecendo, o volume do rádio é reduzido automaticamente. O volume aumenta novamente assim que a ligação termina. Dessa forma o motorista não precisa tirar as mãos do volante em momento algum. Com esses recursos, é possível fazer conferências de trabalho seguras, mesmo dentro do carro, porque não há nenhum registro de grampo ou clonagem da tecnologia GSM no mundo.
Para conversas particulares, existe um aparelho manual que está colocado no apoio de braço, acessível tanto para os assentos dianteiros quanto para os traseiros. Os modelos S80, V70 e S60 podem receber o TIM Chip, na verdade um “chip”, dentro do painel.
Com a tecnologia GSM, a Volvo Automóveis poderá desenvolver novos serviços no futuro próximo, como o diagnóstico do veículo à distância, e a discagem automática para uma central de atendimento em caso de acidentes (toda vez que um “air bag” for disparado).