O sistema WHIPS da Volvo reduz em 49% os ferimentos no pescoço. |
Dois respeitados institutos independentes, um nos Estados Unidos e outro na Europa, comprovaram a eficiência do WHIPS (Whiplash Protection System) ou Sistema de Proteção Contra Efeito Chicote. Trata-se de um atestado incontestável da sua eficácia.
No recente estudo realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos, concluiu-se que o sistema WHIPS da Volvo reduz em 49% os ferimentos no pescoço. Comparando sedans Volvo S70 sem o WIHPS com aqueles que já possuíam o equipamento, o resultado foi uma redução de 49% nas taxas de lesões na espinha.
Já a companhia britânica de pesquisas para seguradoras Thatcham apresentou sua nova avaliação do efeito chicote em carros novos, em outubro, e a Volvo foi uma das três marcas que tiveram toda sua linha de veículos na melhor classificação da pesquisa.
Estudo norte-americano
Usando dados das três maiores companhias de seguro norte-americanas, o IIHS descobriu que a chave para reduzir os ferimentos em impactos traseiros é manter a cabeça e o torso se movimentando juntos. A IIHS concluiu que o WHIPS da Volvo reduz os ferimentos da cabeça e do pescoço, porque limita a aceleração para frente do torso e da cabeça, numa colisão traseira.
Os assentos com WHIPS fornecem sustentação espinhal melhorada porque o encosto dos bancos mergulha para trás quando o carro recebe um impacto na traseira, embalando a pessoa como um bebê no colo de um adulto. Este sistema, combinado com o desenho do encosto de cabeça projetado para frente, ficando bem mais próximo da nuca, ajuda a limitar a “chicotada” que ocorre durante um impacto traseiro. Testes da Volvo mostraram que a aceleração da cabeça dos ocupantes é reduzida em cerca de 50% pelo mecanismo reclinável do WHIPS.
O WHIPS é apenas um dos numerosos princípios de segurança criados pela Volvo. Entre outros, podemos citar o uso pioneiro de cintos de três pontos nos bancos dianteiros como equipamento standart em 1959, o uso pela primeira vez no mundo de “airbags” laterais (chamados SIPS), e o sistema anticapotagem (Roll Stability Control RSC), tecnologia que será usada pela primeira vez num SUV, no Volvo XC90, que chegará ao mercado em 2003.