Volvo desenvolve testes contra o efeito chicote

Dois respeitados institutos independentes, um nos Estados Unidos e outro na Europa, comprovaram a eficiência do WHIPS (Whiplash Protection System) ou Sistema de Proteção Contra Efeito Chicote. Trata-se de um atestado incontestável da sua eficácia.

No recente estudo realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos, concluiu-se que o sistema WHIPS da Volvo reduz em 49% os ferimentos no pescoço. Comparando sedans Volvo S70 sem o WIHPS com aqueles que já possuíam o equipamento, o resultado foi uma redução de 49% nas taxas de lesões na espinha.

Já a companhia britânica de pesquisas para seguradoras Thatcham apresentou sua nova avaliação do efeito chicote em carros novos, em outubro, e a Volvo foi uma das três marcas que tiveram toda sua linha de veículos na melhor classificação da pesquisa.

Estudo norte-americano

Usando dados das três maiores companhias de seguro norte-americanas, o IIHS descobriu que a chave para reduzir os ferimentos em impactos traseiros é manter a cabeça e o torso se movimentando juntos. A IIHS concluiu que o WHIPS da Volvo reduz os ferimentos da cabeça e do pescoço, porque limita a aceleração para frente do torso e da cabeça, numa colisão traseira.

Os assentos com WHIPS fornecem sustentação espinhal melhorada porque o encosto dos bancos mergulha para trás quando o carro recebe um impacto na traseira, embalando a pessoa como um bebê no colo de um adulto. Este sistema, combinado com o desenho do encosto de cabeça projetado para frente, ficando bem mais próximo da nuca, ajuda a limitar a “chicotada” que ocorre durante um impacto traseiro. Testes da Volvo mostraram que a aceleração da cabeça dos ocupantes é reduzida em cerca de 50% pelo mecanismo reclinável do WHIPS.

O WHIPS é apenas um dos numerosos princípios de segurança criados pela Volvo. Entre outros, podemos citar o uso pioneiro de cintos de três pontos nos bancos dianteiros como equipamento standart em 1959, o uso pela primeira vez no mundo de “airbags” laterais (chamados SIPS), e o sistema anticapotagem (Roll Stability Control RSC), tecnologia que será usada pela primeira vez num SUV, no Volvo XC90, que chegará ao mercado em 2003.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo