A Volvo Bus Latin America e a concessionária Auto Sueco apresentaram em Campinas o primeiro ônibus híbrido (com motores diesel e elétrico) testado em operações comerciais no Brasil.
Um chassi 7700 Hybrid, fez testes em três capitais brasileiras: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. “Estamos mostrando para a sociedade brasileira a melhor solução híbrida em transporte urbano de passageiros já desenvolvida pela indústria automotiva global”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
De acordo com a Volvo Bus a tecnologia é revolucionária, e permite uma economia de combustível (diesel) de até 35% e ainda reduz as emissões de gases poluentes entre 80 e 90%.
“Além disso, traz outro grande benefício: o ônibus da Volvo emite muito menos ruídos que os veículos convencionais”, complementa o presidente. O ônibus tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente.
O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias.
Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado. Estudos da Volvo demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor diesel se apaga completamente.