Trem de força totalmente novo, motor V8, transmissão automática de seis velocidades e sistema AWD de última geração, são as novidades do novo Volvo XC90 (foto), que faz sua estréia mundial no Salão de Paris 2004. O modelo chegará ao mercado europeu e norte-americano no início de 2005. E no Brasil, no primeiro semestre do mesmo ano.

O maior destaque fica por conta do novo motor. O primeiro V8 que a Volvo Car produz desde que foi fundada em 1927, sendo que o XC90 é o primeiro modelo a ser impulsionado pelo propulsor. O novo motor da Volvo Car é extremamente compacto e foi instalado transversalmente, para melhorar a segurança. Tem 4.4 litros e 315 cv, além de 440 Nm a 3.900 rpm, projeto exclusivo, nova transmissão automática de seis velocidades e o primeiro do mundo com sistema AWD com Instant Traction/Tração Imediata. Trata-se também do primeiro V8 a gasolina que atende a norma norte-americana ULEV II (Ultra Low Emission Vehicle fase II).

A fim de manter o tamanho compacto, todas as unidades periféricas, tais como o alternador, são montados diretamente no próprio motor, sem suportes roubando espaço. O motor de arranque é montado acima da transmissão pela mesma razão. A bancada do lado esquerdo fica meio cilindro à frente da bancada do lado direito, contradizendo a prática normal no mundo automotivo, apenas para o motor se encaixar perfeitamente na estrutura do XC90 e, assim, realçar a segurança em caso de colisão.

A aceleração é de 0 a 100 km/h em sete segundos e o consumo é de 13l/100km (dados preliminares). A velocidade máxima é limitada a 210 km/l (190 km/h nos Estados Unidos). A potência do motor V8 da Volvo passa por uma transmissão automática de seis velocidades totalmente nova, dimensionada para segurar o torque alto. A sexta marcha é uma relação de sobremarcha, para assegurar uma condução tranqüila e consumo de combustível baixo. A nova transmissão de seis velocidades é do tipo Geartronic, o que significa que pode ser manualmente operada também. Há a possibilidade da função de bloqueio “lock-up” e o “lock-up” deslizante, em todas as marchas.

O departamento de “design” da montadora também tomou considerável cuidado com a aparência do motor. O V8 é o primeiro exemplo da nova linguagem de “design” para compartimento de motores nos próximos modelos da marca.

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