Volvo apresenta novo XC90 em Paris

Trem de força totalmente novo, motor V8, transmissão automática de seis velocidades e sistema AWD de última geração, são as novidades do novo Volvo XC90 (foto), que faz sua estréia mundial no Salão de Paris 2004. O modelo chegará ao mercado europeu e norte-americano no início de 2005. E no Brasil, no primeiro semestre do mesmo ano.

O maior destaque fica por conta do novo motor. O primeiro V8 que a Volvo Car produz desde que foi fundada em 1927, sendo que o XC90 é o primeiro modelo a ser impulsionado pelo propulsor. O novo motor da Volvo Car é extremamente compacto e foi instalado transversalmente, para melhorar a segurança. Tem 4.4 litros e 315 cv, além de 440 Nm a 3.900 rpm, projeto exclusivo, nova transmissão automática de seis velocidades e o primeiro do mundo com sistema AWD com Instant Traction/Tração Imediata. Trata-se também do primeiro V8 a gasolina que atende a norma norte-americana ULEV II (Ultra Low Emission Vehicle fase II).

A fim de manter o tamanho compacto, todas as unidades periféricas, tais como o alternador, são montados diretamente no próprio motor, sem suportes roubando espaço. O motor de arranque é montado acima da transmissão pela mesma razão. A bancada do lado esquerdo fica meio cilindro à frente da bancada do lado direito, contradizendo a prática normal no mundo automotivo, apenas para o motor se encaixar perfeitamente na estrutura do XC90 e, assim, realçar a segurança em caso de colisão.

A aceleração é de 0 a 100 km/h em sete segundos e o consumo é de 13l/100km (dados preliminares). A velocidade máxima é limitada a 210 km/l (190 km/h nos Estados Unidos). A potência do motor V8 da Volvo passa por uma transmissão automática de seis velocidades totalmente nova, dimensionada para segurar o torque alto. A sexta marcha é uma relação de sobremarcha, para assegurar uma condução tranqüila e consumo de combustível baixo. A nova transmissão de seis velocidades é do tipo Geartronic, o que significa que pode ser manualmente operada também. Há a possibilidade da função de bloqueio “lock-up” e o “lock-up” deslizante, em todas as marchas.

O departamento de “design” da montadora também tomou considerável cuidado com a aparência do motor. O V8 é o primeiro exemplo da nova linguagem de “design” para compartimento de motores nos próximos modelos da marca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo